Educação em saúde
Quando o assunto é saúde e, sobretudo, prevenção, devemos oportunizar esta educação desde a infância. Ensinar pelos exemplos em casa, explorar o conhecimento sobre saúde, práticas preventivas e, principalmente, o poder que a alimentação tem sobre cura e prevenção de doenças.
Nós, adultos, estamos sempre correndo atrás do tempo perdido, pois muitos de nós não foram educados quanto a um estilo de vida saudável, sobre práticas de autocuidado e só conhecemos a importância da prevenção muito recentemente. Mas, enquanto estamos tentando minimizar os danos do pouco conhecimento em saúde do passado, será que dedicamos tempo suficiente na educação sobre saúde dos nossos filhos?
Ensinamos pelo exemplo, mas o que estamos ensinando quando corremos o tempo todo, quando não praticamos exercícios, quando não dormimos, comemos junk food e vivemos estressados? Saúde é uma conquista diária, que deve ser vista como tal desde a infância. Praticar exercício físico, alimentar-se de forma natural e pensar em prevenção são atitudes que devem estar na vida de nossos filhos sempre, diariamente.
Pensar em saúde e o que podemos fazer para ter uma vida em equilíbrio deve ser tema de conversa familiar, deve ser exemplo vivido diariamente e não apenas nas escolas ou no mundo virtual. Queremos uma geração de adultos saudáveis e esta prática deve vir desde o berço.
5 passos para ensinar seu filho a ser saudável
- Seja um bom modelo
- Não use a alimentação como castigo ou recompensa
- Ensine que você é o que você come
- Motive seu filho a fazer atividade física
- Deixe seu filho brincar ao ar livre
*Matéria originalmente publicada na edição #278 da revista TOPVIEW.