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Dia do coração: cuide com carinho do seu!

Grande parte das mortes por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com adoção de hábitos saudáveis

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As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, vitimando 17,7 milhões de vidas anualmente. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o número de vítimas chegou a quase 384 mil em 2017.

Em 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração para divulgar a importância do controle dos fatores de risco para esse tipo de doença. De acordo com a instituição, mais de 80% das mortes prematuras por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com uma dieta saudável, atividades físicas e sem o uso de cigarro.

Doenças desse tipo são geralmente associadas à velhice, mas elas decorrem, em grande parte, do efeito de hábitos ao longo de toda a vida. “Cerca de 70% da sua carga de colesterol é definida pela genética e os outros 30% pela alimentação. Porém, isso só se estabiliza por volta dos 20 anos de idade. O que você come na infância pode influenciar nos seus níveis de colesterol no futuro, e por isso é preciso cuidar desde cedo”, disse Vitor Salvatore Barzilai, médico cardiologista do Hospital Brasília.

Além do colesterol, são fatores de risco: a hipertensão arterial, o tabagismo, diabetes, estresse, sedentarismo e genética. A prática de hábitos saudáveis é capaz de controlar grande parte desses fatores. Porém, se sua família possui histórico de infarto, AVC ou outras doenças cardiovasculares, é importante procurar orientação médica. Em certos casos, o nível de colesterol e a pressão arterial devem ser controlados com medicamentos.

“Até os 40 anos de idade, você controla os riscos comendo direito e fazendo exercícios. Depois disso as chances de se desenvolver a doença aumentam pela própria idade”, conta Vitor.

Saiba como se prevenir:

  • Corte bebidas açucaradas – prefira água ou sucos não adoçados;
  • Tente comer 5 porções de frutas e vegetais por dia;
  • Mantenha o consumo de álcool abaixo da dose máxima diária: 30g, o equivalente a três copos de chopp ou a uma dose de destilado, como whisky;
  • Faça pelo menos 30 minutos de atividades físicas moderadas, 5 vezes na semana;
  • Não fume, ou pare de fumar. Dentro de dois anos, seu risco de ter um ataque cardíaco diminui consideravelmente;
  • Após 15 anos, seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares voltam ao normal.
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