De tudo para todos: 7 exercícios que estão caindo no gosto DELES também - TOPVIEW

De tudo para todos: 7 exercícios que estão caindo no gosto DELES também

A presença de homens em esportes antes conhecidos "mais femininos" está cada vez maior

477 0
Compartilhe

Nas academias, a presença de alunos do sexo masculino em aulas que nem sempre foram muito frequentadas por eles, como pilates e ciclismo indoor, tem gradativamente aumentado. A instrutora da Companhia Athletica, Viviana Apollonio, revela que o público masculino de suas aulas de spinning e HIIT, por exemplo, triplicou desde 2015. “Percebemos que mulheres se sentem mais bem-vindas em aulas em grupo e de alongamento. Mas isso tem mudado e as aulas estão equilibradas: metade [dos alunos] são homens, metade são mulheres”, explica Viviana. Ela conta que, além das novas modalidades serem mais agitadas, costumam ter um fator que agrada aos homens: o desafio. “Todas essas aulas em grupo têm a pegada de ‘correr tantos quilômetros em tantos minutos’ ou ‘chegar a tantos batimentos por minuto’ que as tornam ainda mais interessantes”.

Anos atrás, as aulas eram divulgadas de forma diferente, a exemplo do Low Pressure Fitness (série de exercícios abdominais hipopressivos), que veio ao Brasil amarrado com o slogan de “barriga negativa” – objetivo raramente desejado pelos homens, segundo Viviana. A indicação médica e a preocupação com a saúde também são motivos da demanda maior por parte deles. Viviana conta que um de seus alunos, Victor Lima, foi encaminhado para a aula como forma de tratamento de hérnia lombar. A satisfação com os resultados foi tanta que o aluno considera a frequência nas aulas fundamental para a melhora. “Saúde não tem sexo”, diz Victor sobre as aulas. Com 57 anos e praticante de atividades físicas desde a adolescência, ele revela que não se sente incomodado quando as aulas têm maior frequência feminina. “Meu interesse inicial era a atividade física em si, mas logo percebi que também era uma oportunidade para socializar. A socialização é opcional, mas só o fato de estar em uma aula com outras pessoas torna a atividade física mais estimulante”, conta o aluno.

“NOVAS” ATIVIDADES

A professora da Companhia Athletica, Viviane Apollonio, indica os exercícios que estão em alta para homens

LPF

Exercícios respiratórios e posturais com técnicas abdominais hipopressivas, fortalece o tônus do abdômen, diminuindo as pressões sobre a cavidade abdominal e promovendo, assim, uma redução da cintura.

 

MAT PILATES

Aula em grupo que utiliza o método de condicionamento físico e mental desenvolvido por Joseph Pilates por meio da Contrologia (arte de controle corporal), inclui exercícios posturais, de força e de flexibilidade.

HITT

É uma aula de condicionamento físico geral em grupo composta por movimentos funcionais, utilizando o treinamento intervalado de alta intensidade e curta duração.

SPINNING

O ciclismo indoor usa bicicletas estacionárias especiais para simular percursos variados ao som de uma trilha sonora cativante. A aula é divertida e com alto gasto calórico.

ALONGAMENTO

Inclui exercícios de alongamento e relaxamento, bem como técnicas de respiração e correção postural. É um ótimo momento para se desconectar da correria do dia a dia e voltar a atenção ao próprio corpo

YOGA

Prática milenar baseada em posturas, exercícios respiratórios, relaxamento, concentração e meditação, desenvolve a consciência corporal e a respiratória, além de melhorar a força e a concentração.

*Matéria originalmente publicada na edição 215 da revista TOPVIEW.

Neste Artigo

Converse com a Gente