SELF

Covid-19 também pode fazer seu cabelo cair; aqui está o porquê

Se você está perdendo cabelo durante a pandemia, não está sozinho. Você também não precisa se preocupar. Aqui está o que você deve saber sobre a queda de cabelo relacionada à Covid-19.

Três ou mais meses depois que a cidade de Nova York impôs uma ordem de isolamento social, que veio como resultado direto do número de infecções por Covid-19, dermatologistas em dois hospitais da área notaram um aumento abrupto no número de pessoas reclamando de queda de cabelo – um aumento de 400%, de acordo com um artigo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology.

Desde então, outras pessoas também perceberam, e não apenas em Nova York. Queda de cabelo e Covid-19 agora são termos de pesquisa populares online.

“Qualquer comunidade gravemente afetada pela Covid-19 provavelmente verá um aumento nos casos desse tipo de perda de cabelo”, disse Shoshana Marmon, MD, PhD, autora sênior do relatório. “A perda de cabelo é uma das reclamações mais comumente relatadas de‘ viajantes de longa distância ’ou de pessoas com sintomas persistentes após a infecção com Covid-19.”

Queda temporária de cabelo: Eflúvio telógeno

O termo médico para esse tipo de queda temporária de cabelo é eflúvio telógeno, e Covid-19 não é a única causa.

“O eflúvio telógeno pode ocorrer não apenas com Covid, mas com qualquer outra doença ou cirurgia significativa”, explica Diane Jackson-Richards, médica, dermatologista sênior e diretora de dermatologia multicultural do Henry Ford Health System em Detroit.

“É o tipo de queda de cabelo que ocorre após um impacto estressante em nosso corpo”, diz o Dr. Jackson-Richards.

Isso pode significar uma infecção ou cirurgia, bem como parto e até mesmo perder muito peso.

O estresse emocional (digamos, da morte de um ente querido ou do divórcio) também pode desencadear o eflúvio telógeno. Houve muito estresse durante o ano passado – para cuidadores, para aqueles entes queridos enlutados, para pessoas que perderam seus empregos, para, bem, para todos.

Outras causas de eflúvio telógeno incluem deficiências nutricionais, medicamentos e problemas de saúde subjacentes.

Covid-19 e queda de cabelo

Não foram feitas muitas pesquisas sobre o eflúvio telógeno no que se refere especificamente a Covid-19, mas em sua prática, a Dra. Jackson-Richards notou que a condição parece menos comum em pessoas que tiveram Covid-19 leve.

“Pessoas que estiveram mais doentes, certamente hospitalizadas, eu vi uma queda de cabelo mais dramática”, observa ela.

O artigo que ela escreveu descobriu que a queda de cabelo afetou mais os indivíduos hispânicos da cidade de Nova York. Esse grupo também teve a maior taxa de mortalidade pelo vírus na região.

O eflúvio telógeno pode afetar homens, mulheres ou crianças, embora mais mulheres pareçam estar relatando queda de cabelo relacionada à Covid-19, diz o Dr. Jackson-Richards. Isso pode ser porque elas estão mais conscientes disso e procuram tratamento mais do que os homens.

O ciclo de crescimento do cabelo

Em um dia normal, perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo. Isso é normal, e um novo cabelo vem para substituí-lo.

A maioria dos fios de cabelo da sua cabeça está na fase de crescimento (anágena). O restante está no estágio de repouso, eliminação (telógeno). É um equilíbrio delicado que significa que você geralmente não nota a queda – você tem muitos fios de cabelo crescendo para compensar os que perder.

Com o eflúvio telógeno, você pode perder até 300 fios de cabelo por dia. Pedaços de cabelo podem cair. Com o equilíbrio entre crescimento e queda desordenado, você pode notar o enfraquecimento do cabelo.

“O eflúvio telógeno ocorre quando mais cabelos do que o normal são empurrados para a fase de queda do ciclo de vida de crescimento do cabelo”, explica o Dr. Marmon.

Para que isso aconteça, algo precisa ser acionado, seja a Covid-19 ou qualquer outra coisa.

Tratamento

O único tratamento para o eflúvio telógeno é livrar-se da causa. Se for Covid-19, isso significa esperar e tentar não se estressar com isso, mesmo se tufos de cabelo estiverem caindo.

“Quando eu diagnostico um paciente com eflúvio telógeno, minha primeira sugestão é‘ não entre em pânico ’”, diz o Dr. Cline. “A queda de cabelo pode ser muito preocupante e criar ainda mais estresse para o paciente. Eu os asseguro que a queda de cabelo vai melhorar, mas vai levar algum tempo. ”

É importante cuidar de si mesmo como um indivíduo completo, enfatiza o Dr. Jackson-Richards. Isso significa obter nutrição adequada e fazer esforços para reduzir a ansiedade.

Quando ver um médico

Normalmente, o único sintoma de eflúvio telógeno é a queda de cabelo. Se você também notar uma erupção na pele, ou uma queimação no couro cabeludo, marque uma consulta com um dermatologista. Esses podem ser sinais de outra coisa.

Consulte também um médico se a queda não começar a diminuir após três ou quatro meses.

O resultado final

Muitas pessoas estão experimentando queda de cabelo como resultado da infecção por Covid-19 ou estresse relacionado à pandemia. Isso é chamado de eflúvio telógeno e irá embora. Também é normal depois de qualquer tipo de grande insulto ao seu corpo ou psique, seja uma cirurgia, doença ou estresse contínuo.


(Via: The Healthy)

Deixe um comentário