CORONAVÍRUS: 7 dicas para trabalhar em home office - TOPVIEW

CORONAVÍRUS: 7 dicas para trabalhar em home office e (continuar a) ser produtivo

"Lembre-se que home office não são férias. É importante manter o ritmo, a produtividade e a energia"

605 0
Compartilhe
home office

Esta semana muitos de nós, inclusive eu, fomos surpreendidos por decretos de Governos, normas e regras de empresa nos enviando para trabalhar em casa. A grande maioria dos brasileiros não pode trabalhar em casa, mas quem tem essa opção deve lembrar que é privilegiado por poder manter suas fontes de renda em funcionamento.

Mesmo assim, a realidade é que grande parte dos executivos e empresários nunca fez isso na vida, como escrevi recentemente, apesar de ser uma tendência global, as empresas ainda relutam em ter essa prática no Brasil. Enfim, estamos em casa, alguns com filhos, esposa(o), irmãos, pais e animais de estimação, mas precisamos continuar a trabalhar e produzir.

Fiz uma pesquisa em sites chineses e europeus sobre as dicas recentes de total isolamento e misturei com outras de pessoas que trabalham em casa muito tempo antes dessa quarentena. Confira:

(Foto: Unsplash).

1 – Evite trabalhar na sua cama

A lógica por trás dessa dica é: seu corpo está acostumado todo os dias a levantar da cama, fazer sua higiene pessoal, trocar de roupa, tomar café e ir até o local de trabalho. Ficando na cama, seu cérebro vai demorar a entender onde está e a produtividade tende a cair.

Dica bônus: evite ficar de pijama.

2 – Mantenha a comunicação com seu time e gestor ativa

Mantenha uma rotina de comunicação formal, fora WhatsApp e e-mails. Crie uma rotina de uma reunião de time diária de 30-60 minutos por um aplicativo de videoconferência como Skype, Whereby, FaceTime, Zoom, etcetera.

3 – Evite distrações como limpar a casa, por exemplo

Evite a “tentação” de fazer tarefas domésticas atrasadas. Certamente, você agora vai descobrir que consegue produzir e cuidar da sua casa, mas evite consertar coisas quebradas, limpar a casa, lavar roupas há muito tempo guardadas, etcetera.

4 – Faça paradas para lavar as mãos e beber água

Pare e se levante para lavar as mãos e beber água a cada 1 ou 2 horas. Importante para manter sua mente funcionando e cuidar para não espalhar o vírus.

5 – Crie um espaço de trabalho adequado

Se você tem um escritório disponível, ótimo! Se você não tem, escolha uma mesa, bancada em que tenha no mínimo uma boa ergonomia: computador numa altura confortável e cadeira adequada para passar o dia sentado(a).

6 – Defina barreiras com as pessoas que vivem com você – esposo(a), filhos, irmãos, pais, etcetera

É importante que todos saibam e lembrem que você está em horário de trabalho, porém dentro de casa. Aqui vão algumas dicas de sites para criação de rotinas para quem está com os pequenos em casa:

Atividades genéricas para fazer em casa
Site português com conteúdo de escolas (gratuito durante a quarentena em Portugal)

7 – Evite tomar café

(Foto: Unsplash).

Essa dica eu peguei de um amigo que pratica yoga. O café que bebemos muitas vezes por dia no escritório é um poderoso energético. O desafio aqui é se manter em paz dentro de casa. O café pode lhe deixar ansioso e sair de casa para dar uma caminhada, “arejar” não é uma opção.

Por último lembre-se que home office não são férias. É importante manter o ritmo, a produtividade e a energia. Essa crise, como todas é temporária, e quando passar todos voltaremos saudáveis aos nossos escritórios.

Tenho certeza que essas dicas vão lhe ajudar nesses dias que não serão fáceis, mas não precisar ser insuportáveis.

In this article

Join the Conversation