Artigo: Seguraa coração - Cuide de seu coração na Copa do Mundo (!!)

Artigo: AGUENTA coração – saiba como cuidar dele durante a Copa do Mundo (!!)

Cardiologista do Hospital Costantini alerta para os cuidados com o coração em eventos como o mundial de futebol

Compartilhe

Na Copa do Mundo, nosso coração sempre bate mais forte. É preciso ter cautela! Quem já tem alguma predisposição a ter problemas cardíacos deve ter precaução nessa época. A principal cautela deve ser com a alimentação e bebidas. Para o cardiologista do Hospital Cardiológico Costantini, Everton Dombeck, os jogos podem ser um fator de risco adicional. Além disso, normalmente durante a Copa do Mundo as pessoas reúnem-se com amigos e familiares com churrasco, petiscos e bebidas. Acabam exagerando na gordura, no sal e no álcool, que são fatores prejudiciais para o coração quando em excesso.

Leia também: Atitudes para ter um bom coração

“Esses alimentos podem agravar algum problema já existente. A descarga de adrenalina gerada pelas emoções pode causar arritmias, hipertensão arterial, aumento dos níveis de glicose no sangue. E até um infarto do miocárdio”, explica Dombeck. Ele alerta que o tabagismo também é um fator que pode impulsionar uma cardiopatia. Ainda se associado ao sedentarismo, bebidas e má alimentação.

Para o especialista, a dica basicamente é tentar manter o autocontrole das emoções, porque uma instabilidade emocional pode desencadear um evento cardíaco principalmente em pacientes predispostos para tal como os hipertensos, diabéticos, tabagistas e pessoas com colesterol elevado ou muito ansiosas e estressadas. É importante cuidar da respiração no caso de algumas arritmias cardíacas, e, caso tenha a sensação de que alguma coisa está fugindo do normal, procurar imediatamente um médico ou hospital.

In this article

Join the Conversation