Conheça as 5 principais tendências de consumo online para este Natal
O isolamento social trouxe mudanças significativas no perfil de compras: com costumes mais caseiros, os consumidores estão gastando mais com mercadorias que antes não tinham tanto peso no orçamento doméstico. Um bom exemplo são os objetos de decoração, como cortinas, os eletroportáteis e os materiais para escritório.
“Percebemos este novo movimento já logo no início da pandemia, quando as pessoas começaram a se organizar para trabalhar de casa”, afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, um dos maiores sites de vendas do Brasil, com presença importante em marketplaces como Mercado Livre, B2W, Magalu, Amazon, Via Varejo e Carrefour.
A Estrela10 observou uma alta crescente de mercadorias como jogos de panelas e utensílios de cozinha, bem como equipamentos para atividades físicas. “As pessoas precisaram investir porque passaram a fazer suas refeições; digo o mesmo para quem gosta de praticar exercícios”, completa Dantas. Por outro lado, os produtos voltados para turismo e vestuário devem manter a tendência de queda.
Dantas preparou uma lista de produtos que devem ser mais consumidos na loja durante o mês de dezembro. Confira:
1 – Materiais para home office
Ao longo de 2020, a Estrela10 registou aumento de 213% nas vendas de materiais para escritório, como estantes, mesas, cadeiras e escrivaninhas. As luminárias de mesa e os organizadores também integram a lista de produtos bastante procurados.
2 – Equipamentos eletrônicos
Aparelhos voltados para a melhora do desempenho de computadores, como como modens, webcams e placas de rede, também fazem parte dos produtos com muita saída na Estrela10. A venda destes itens alcançou 256% de crescimento em 2020.
3 – Utensílios domésticos
Eletroportáteis também integram o time dos produtos mais vendidos: 4% do total das vendas da Estrela10 ao longo do ano. Objetos de decoração, como cortinas e persianas, e outros que propiciem conforto e aconchego dentro de casa também foram muito buscados e aumentaram 90% em relação ao ano passado.
4 – Itens de verão
Produtos como piscinas, ventiladores e equipamentos de ar condicionado também seguem na lista dos mais procurados – primeiro por conta da proximidade do verão, segundo pela tendência de as pessoas buscarem mais conforto dentro de casa. A procura por esses produtos subiu 32% em relação ao mesmo período do ano passado.
5– Equipamentos para atividades físicas
Esteiras, halteres, caneleiras e outros itens para a realização de exercícios em casa também mantém a tendência de alta: eles já cresceram 292% em vendas relação a 2019.