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Confira marcas que promovem o consumo consciente

Instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados, dia 15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente

O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados A data foi criada em 2009 e é celebrada em todo o Brasil no dia 15 de outubro.

Conheça diversas marcas de beleza e moda que promovem o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental:

BELEZA

BIOSSANCE@biossancebrasil

Os cientistas do laboratório Amyris, indústria de biotecnologia detentora da marca Biossance, trabalhavam pela cura da malária quando desenvolveram tecnologia patenteada que permitiu criar uma vacina acessível para erradicar a doença. Sendo assim, inspirados a continuar usando a biotecnologia inovadora para causar um impacto positivo no mundo, se voltaram para os cuidados com a pele, e os ingredientes que as pessoas colocam em seus rostos e corpos todos os dias. Então, Biossance é pioneira em criar o Esqualano de forma ética e sustentável com a extração da cana-de-açúcar no Brasil, recurso naturalmente renovável.

biossance.com.br

SIMPLE ORGANIC@simpleorganic

A Simple Organic não apenas é pioneira na substituição de caixas por embalagens sustentáveis, mas também é uma marca de cosméticos criada por Patricia Lima com o objetivo de democratizar o acesso à beleza natural por meio de produtos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero. Certificada por organismos internacionais, os produtos são uma alternativa saudável e segura para o consumidor consciente já que são livres de aditivos químicos nocivos ao organismo, como parabenos, silicones, petrolatos, conservantes artificiais, óleo mineral, entre outros.

Não apenas isso, mas outro diferencial da marca é a utilização de papelão, vidro e plástico PET em suas embalagens, além de que investe na logística reversa, em um esquema semelhante à compensação de carbono junto à entidade Eu Reciclo. Sendo assim, a empresa conecta a Simple Organic a recicladores, com responsabilidade social, engajados na destinação correta do lixo. Além disso, nas lojas Simple Organic, os clientes podem realizar o descarte correto das embalagens, ganhando um voucher de desconto na próxima compra. E, por fim, a marca se encarrega de fazer a entrega diretamente para as cooperativas de reciclagem de cada cidade em que está presente.

www.simpleorganic.com.br/franquias

THE BODY SHOP@thebodyshopbrasil

Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a The Body Shop é uma marca internacional de beleza pensada para fazer as pessoas se sentirem bem com seu corpo, rosto e alma. Com o propósito de fazer uma diferença positiva na vida das pessoas, oferecendo produtos naturais de qualidade para cuidados do corpo e rosto, buscando na natureza os melhores ingredientes do mundo de maneira ética.

Através do programa único de Comércio Justo com as Comunidades (CJC), a The Body Shop tem o compromisso de negociar de forma justa com pequenos agricultores e cooperativas rurais, especialistas em sua área de atuação, e, em troca, oferece boas práticas comerciais e preços que visam criar independência para a comunidade. Além do mais, a marca contribui com 31 comunidades ao redor do mundo e emprega mais de 16 mil trabalhadores em 23 países, como: Brasil, Ghana, Espanha, Inglaterra e Equador.

www.thebodyshop.com.br/

MODA

PANTYS@pantys

A Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, é reconhecida por desmistificar os tabus que envolvem a menstruação, enaltecendo o feminino, o poder dos corpos e a sororidade. Isto é, a marca que substitui o uso de absorventes descartáveis chama atenção para a conscientização do impacto ambiental que uma mulher, durante a vida fértil, pode produzir. Dessa forma, são aproximadamente 450 ciclos menstruais, em média, 180 quilos de absorventes que são descartados como lixo orgânico no meio ambiente. Já com a calcinha Pantys, os montantes de lixo gerados com o descarte podem ser reduzidos significativamente. Com isso, marca também foi convidada pela ONU para fazer parte da Campanha Ela Decide. A campanha tem o objetivo de empoderar, informar, incentivar o autoamor e autocuidado entre as mulheres e adolescentes sobre seus direitos sexuais e reprodutivos.

Rua Oscar Freire, 740 – Jardim Paulista, SP
www.pantys.com.br

BEMGLÔ@bemglo

Pioneira no e-commerce colaborativo e sustentável, a BEMGLÔ acaba de inaugurar sua primeira loja física. A multimarcas, que tem como sócios a atriz Glória Pires e os empresários Betty Prado e Orlando Morais, elegeu o bairro Jardins, para abrigar o projeto que comporta diversas marcas já existentes no e-commerce. Além de que novos players fazem parte da intitulada Rede do Bem, termo que identifica marcas conscientes sobre seu papel prático no ecossistema. Com uma curadoria de marcas feita à quatro mãos, a BEMGLÔ estende ao seu ponto de venda o objetivo de endossar marcas exclusivamente brasileiras com iniciativas sustentáveis e responsabilidade na cadeia produtiva. A multimarcas conta, por exemplo, com labels veganas, de slow fashion e de produção manual e artesanal dentro dos universos de decor, design, arte, moda e bem-estar.

Rua Oscar Freire, 1105 – Jardins, SP
www.bemglo.com

AHLMA@ahlma.cc

Marca carioca idealizada por André Carvalhal, que recentemente (7/maio) abriu sua primeira loja em São Paulo. A partir de uma análise da realidade brasileira, aonde 175 mil toneladas de sobras têxteis são descartadas por ano. A AHLMA é uma marca que utiliza apenas tecidos recuperados de estoques de fábricas e materiais certificados, de origem orgânica e livre de crueldade animal. Não apenas acreditando na pluralidade, na auto expressão e prezando pela produção e matéria-prima responsável, mas a fim de gerar o menor impacto na natureza.
“Chegar com a AHLMA em São Paulo é uma experiência inovadora, estamos fazendo dois anos e expandido. Nos faz ver que estamos no caminho certo em acreditar e apostar na declaração de liberdade, sustentabilidade e veganismo. Somos p&b, colorido e monocromático, um multiverso de diferentes mentes criativas, que amam pessoas em todas as suas formas e fincar esta ideologia nesta cidade vibrante é uma conquista” diz André Carvalhal, diretor da AHLMA.

A AHLMA é vegana. Não utiliza matérias primas como pele, couro, lã, seda ou pérolas em suas lojas. Além do mais, é uma marca que co.cria com marcas e pequenos produtores que compartilham dos mesmos valores e visão de mundo. Também, é sustentável, colaborativa, possui propósitos de produção consciente, pluralidade e autoexpressão radical.

R. da Consolação, 3459 – Jardins, SP
www.usereserva.com/c/ahlma/navegação-na-vitrine/ahlma

REORDER@reorder

A Reorder, marca de moda praia, acredita na causa dos oceanos. Afinal, 50% de toda a vida marinha desapareceu nos últimos 40 anos e o plástico é um dos principais responsáveis. Desde 2012, junto à ONG EcoGaropaba, desenvolvem ações conscientizando comunidades a respeito do enorme problema que é o plástico nos oceanos. EMOCEAN é a primeira cápsula REORDER: Tecido feito de lixo resgatado dos oceanos. Peças conscientes. A EMOCEAN chama atenção ao problema urgente do plástico nos mares. Uma moda praia urbana e atemporal com qualidade, design, mão de obra e matéria-prima responsáveis. As peças EMOCEAN são produzidas com ECONYL® – nylon, regenerado a partir de redes de pesca resgatadas do mar – e REPREVE® – gerado a partir de resíduos plásticos e garrafas PET.

À venda nas lojas multimarcas PAIR e NK Store, Jardins, SP
www.reorder.cc

ORIBA@oriba

A marca de moda nasceu com a premissa de incentivo a educação no Brasil. Ao comprar qualquer item da loja, um kit escolar é doado para a ONG Obra do Berço. Loja na Rua Melo Alves, no Jardins, e outras 2 lojas em Pinheiros e shopping Villa Lobos.

www.oriba.com.br

Maria Filó@mariafilo

A Maria Filó, marca carioca feita de mulheres para mulheres, dá continuidade às iniciativas sustentáveis que permeiam os valores da marca. Contando com a linha Hera desde 2018 – composta por peças biodegradáveis e com impacto reduzido em sua produção –, a label celebra o Dia do Meio Ambiente (05.06) e o Dia dos Namorados (12.06) promovendo ações que transmitem à consumidora noções sobre redução de resíduos e a reutilização de matéria prima.
Por conta do dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em qualquer compra feita nas lojas da Maria Filó nas praças Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília, as clientes ganharão um canudo feito em aço inox, da marca Beegreen, especialista em sustentabilidade urbana.
Porém, para o Dia dos Namorados, a Maria Filó desenvolve três tricôs, feitos do início ao fim com reaproveitamento de fios.. Os modelos, disponíveis nas cores branca, preta e rosê, carregam um bordado com a frase “Mon Amour”, formando um coração, e chegam à todas as lojas da marca, assim como em seu e-commerce – www.mariafiló.com.br – sob o valor de R$259,00.

JK IGUATEMI
Av. Presidente Juscelino Kubitschek 2041, piso 211 3152 6418
11 3152 6419
www.mariafilo.com.br/

ARTIZ@artiz.oficial

Artiz é um projeto de curadoria que reinterpreta e resignifica o artesanato brasileiro, o diálogo entre tradição e inovação. Sobretudo, é apresentado por meio de uma curadoria cuidadosa, em que autenticidade e sustentabilidade são palavras-chave. Afinal, parte do portfólio foi desenvolvido pelo Coletivo Artesol que reúne designers e estilistas que viajam até comunidades de artesãos para um intercâmbio de conhecimentos e a cocriação. O resultado é um mix de produtos exclusivos e altamente sofisticados.

Shopping JK Iguatemi – Piso 1 – São Paulo/SP – CEP 01505-010
www.catalogoartiz.com/

LIVO@livoeyewear

Desde sua criação, em 2012, a marca de óculos nacional investe no projeto social próprio, o LIVRO por LIVO, que apoia iniciativas relacionadas à Educação. Hoje, a cada óculos vendido, um aluno da rede pública é inscrito por um mês no programa Eduq+, uma plataforma que aproxima pais de alunos de escolas públicas.

www.livo.com.br/

CIA MARÍTIMA@ciamaritima

Primeira marca a participar do projeto Life Print da AMPARA Animal, desenvolvendo uma coleção cápsula com 100% da renda revertida para a ONG, destinada ao cuidado das onças-pintadas.

São Paulo – Shopping JK Iguatemi
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Loja 339 – 2o Piso
Tel: (11) 3078-7546
www.ciamaritima.com.br

RIACHUELO@riachuelo

A Riachuelo se uniu ao Free Free e endossou o propósito de que a moda quando vista como roupagem e não tendência se torna uma ferramenta de liberdade e autoconhecimento. A marca e o projeto organizaram uma série de ações que colocam a mulher como protagonista para entender e descobrir a sua identidade. Ou seja, a Riachuelo e o Free Free lançaram uma collab composta por sete camisetas ilustradas por artistas brasileiras que apoiam a causa e tem em seu portfólio a temática feminina. As peças vendidas na Riachuelo tiveram renda revertida para o Free Free. Além disso, a Riachuelo doou 12 mil peças para o projeto Free Free que mapeou mulheres artesãs de comunidades e cooperativas. E elas deram um novo significado para as peças por meio de bordados, aplicações e outras técnicas manuais que imprimem a história de vida dessas mulheres. Essas peças são vendidas pelo site do Free Free.

Rua Oscar Freire, 777
www.riachuelo.com.br

AMARO@amaro

A marca deu início em 2018 ao AMARO Cares que permite gerar um impacto positivo na sociedade. A missão do projeto é apoiar iniciativas que beneficiam o meio ambiente e as pessoas, construindo um futuro mais promissor. Sendo assim, a marca traçou um plano de ajudar cinco comunidades espalhadas pelo Brasil e lançar três novos programas de sustentabilidade até o fim deste ano. Depois de meses de trabalho com os artesãos dos projetos “Akra”, localizado nos estados do Maranhão e Bahia; “Fia”, do Ceará, e “Pano Social” em São Paulo, a AMARO lançou produtos em parceria com os projetos na primeira fase no ano passado. Dando continuidade ao projeto, a marca apresentou, este ano, a sua nova linha de eco-products, onde trabalha com um fornecedor que usa materiais 100% reciclados, resultado de processos realizados com consciência ambiental e responsabilidade social.

Rua Oscar Freire, 978
www.amaro.com

ELLUS@ellusjeansdeluxe

A Ellus apoia, desde o fim do ano passado, a ONG Route, que tem um projeto de limpeza de praias. No próximo mês, a ONG está buscando conectar 18mil pessoas para uma limpeza na praia da Barra, Rio de Janeiro, e a Ellus é uma das marcas apoiadoras do projeto.

Serviço:
Rua Oscar Freire, 990
3061-2900
www.ellus.com

LUPO@lupooficial

A Lupo utiliza cada vez mais tecnologia na composição de suas peças, principalmente para a linha Lupo Sport, de moda fitness. A marca usa o fio inteligente do grupo RHODIA, AMNI SOUL ECO®, o primeiro fio de poliamida 6.6 biodegradável do mundo, cuja fórmula foi aprimorada para permitir que as roupas feitas com esse fio se decomponham em menos de 3 anos. As peças combinam ainda outras tecnologias, como proteção contra radiações solares UVA e UVB, isolamento térmico e tecido com repelência a mosquitos.

Alameda Lorena, 1647 – Jardim Paulista
www.lupo.com.br

GRUPO LUNELLI – LEZ A LEZ e LUNENDER@lezalez @lunenderoficial

Para Grupo Lunelli, com 37 anos, cuidar do meio ambiente é um dever de todos. Por isso, ações diárias foram incorporadas ao cotidiano das marcas, como por exemplo, o tratamento de efluentes, economia de energia, reutilização de resíduos, coleta seletiva e economia de água. Essas atitudes garantem ao grupo Lunelli a certificação ISO 14001, selo de um rigoroso sistema de gestão ambiental que aprova a responsabilidade das empresas com o meio ambiente.

Com o propósito de utilizar tecidos com menor impacto ambiental, o Grupo uniu-se a gigante austríaca Lenzing e lançou como pioneira no Brasil, a Viscose ecológica Ecovero, que traz como diferencial o uso de fontes sustentáveis de madeira, assim como processo de produção ecológico e transparente que rastreia toda a cadeia de suprimentos. Já dentre as matérias-primas estão o algodão reciclado/desfibrado, algodão BCI, algodão orgânico, algodão natural colorido, poliéster reciclado, poliéster pet, linho, juta, acrílico reciclado e a viscose Ecovero que são misturadas para criar um tecido sofisticado e sustentável.

www.lunender.com.br
LEZ A LEZ
AV. DOS BUZIOS, Nº1.800, QUADRA 05 – @LEZALEZ
Av. dos Buzios, nº1.800, quadra 05

TOMMY HILFIGER@tommyhilfiger

A marca conta com coleções sustentáveis e tem algumas peças em seu mix de produto que são 100% recicladas, desde a etiqueta e aviamentos, até o tecido.

Rua Oscar Freire, 909. Jardim Paulista, São Paulo SP
(11) 3060-8994
br.tommy.com
Instagram: @tommyhilfiger

INSIDER@insiderstore

Desde 2017, a Insider, marca de underwear masculino, apresenta produtos biodegradáveis e com cadeia de produção limpa e eficiente. Através de peças com tecnologia têxtil e design inovador, a marca propõe uma moda que causa o mínimo de impacto ambiental possível, por meio de produtos de estética atemporal, que geram menos consumo e utilizam menos recursos naturais.

www.insiderstore.com.br

CARTIER@cartier

Todos os anos a Cartier faz o prêmio internacional Cartier Women’s Initiative Awards. Criado em 2006, o CWIA dá suporte e encoraja projetos desenvolvidos por empreendedoras, apenas mulheres podem participar da competição.

Boutique Iguatemi 3º piso
(11) 3030-0930
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232
São Paulo – SP
www.cartier.com.br

Shop2gether@shop2gether

O Shop2gether é um e-commerce de moda e lifestyle que carrega em sua essência o compromisso com iniciativas engajadas. O olhar sempre atento e cuidadoso de Ana Isabel de Carvalho Pinto, co-fundadora do e-commerce, busca revigorar constantemente seu portfólio com marcas novas no mercado e que carregam a sustentabilidade em seu DNA. Além de buscar e dar visibilidade para essas marcas, o Shop2gether criou o Inshop Social, sessão de sustentabilidade social e ecológica que visa alocar e desenvolver projetos vinculados a princípios éticos.
Entre as iniciativas já idealizadas pela plataforma, está o projeto com a Love Together Brasil. Costanza Pascolato, Maria Rita Alonso, Fred Kyrillos, Camila Espinosa e Ana Isabel doaram peças de seus closets com vendas revertidas para a organização. Além disso, a Paula Raia desenvolveu uma camiseta exclusiva para arrecadar fundos para o projeto da Love Together que visa a perfuração de poços artesianos para levar água às comunidades do Sertão da Paraíba. Em paralelo, Ana Isabel trabalha em pilares de sustentabilidade ambiental nos processos internos da empresa e trouxe ao Icomm Group (que detém os e-commerces Shop2gether e OQVestir) o selo Eureciclo que certifica a logística reversa de todas as embalagens utilizadas pelo e-commerce.

www.shop2gether.com.br

FREE FREE@freefree.xx

Criado pela diretora criativa e stylist, Yasmine Sterea, a FREE FREE promove iniciativas de resgate da identidade e liberdade das mulheres por meio da expressão e criatividade. O projeto tem parceria com o Ministério Público de São Paulo e, é voltado para mulheres que sofreram violência, propondo a redescoberta de sua liberdade usando a moda, a maquiagem e o perfume. Sendo assim, a própria imagem como uma ferramenta de fortalecimento. A técnica tem o poder de alterar o estado psíquico e promover a transformação mais profunda, conectando mulheres com sua essência e seu eu feminino. O Free Free lançou sua primeira coleção – a Free Free Serie 01, que éomposta por duas mil peças entre camisetas, jaquetas, calças, moletons e charms. Sendo todas elaboradas a partir de refugo de tecidos, garimpos de brechós, artesanatos e peças doadas pela Riachuelo. além disso, as peças foram customizadas com artefatos de 10 comunidades de artesãs, artistas e costureiras de diferentes estados e cidades do país. Ganhando identidade única, com bordados, aplicações e outras técnicas manuais, que imprimem a história de vida dessas mulheres.

www.freefree.art/shop

Casa do Rio – projeto localizado no município de Careiro, no Estado do Amazonas.

A ONG surgiu com a proposta de levar fortalecimento da governança local, conservação da biodiversidade e a autonomia às populações da Amazônia. O Casa do Rio criou diversas parcerias com marcas, dentre elas com a designer de joias franco-americana Yael Sonia. Em conjunto, desenvolveram uma mini coleção com um dos projetos da ONG, a Teçume. Por meio da Teçume, as mulheres aprendem a produzir e vender seus artesanatos feitos de cipó, material muito presente na região. Uma das jóias, ainda, foi leiloada no BrazilFoundation, em 2018, e teve seu valor arrecadado revertido para a organização.

www.artesol.org.br/rede/membro/tecume_casa_do_rio_tupana

 

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