SELF

Confira 5 dicas para organizar o cantinho dos estudos das crianças

Vale lembrar que tudo pode ser feito em família

Tudo bem que a pandemia não colaborou muito com a organização da rotina escolar das crianças. Mas calma que tudo tem jeito. A especialista em organização e criadora do canal Organize sem Frescuras, Rafaela Oliveira tem 5 dicas que podem tornar a vida dos pais e responsáveis muito mais fácil.

1-  Crie Rotinas:

O hábito da organização começa com cronogramas. Compromissos criam responsabilidade. Se seus filhos dormiam cedo para ir à escola, e as aulas on-line continuam pela manhã é preciso seguir as regras. Crianças precisam de mais tempo de sono do que adultos.

2-  Faça listas ou calendário semanais: 

Anote todas as atividades que seu filho tem ao longo do dia e mês. Importante que essa lista fique visível para a criança, assim ele saberá de seus compromissos.

3-  Evite correrias:

Organize tudo com antecedência, assim que terminar a aula já se certifique que o pequeno deixou tudo organizado para o próximo dia. Inclusive as tarefas.

 4-  Separe o cantinho para os estudos: 

Busque um local com uma mesa no lugar mais calmo da sua casa. Coloque uma boa iluminação, de preferência branca, as amarelas podem dar sono. A cadeira, provavelmente é a parte mais importante deste cantinho, ela tem que ser confortável pois pode ser prejudicial à coluna e ao crescimento da criança.

 5-  Improvise: 

Você não precisa gastar muito para ter um lugar bacana para os seus pequenos estudarem. Aposte em pastas sanfonadas, facilmente encontradas em papelarias e até supermercados, para separar as tarefas por matéria. Reaproveite latas, encape com papeis divertidos e use-as como porta lápis e porta trecos. Caixas de ovos transparentes bem lavadinhas podem ser colocadas dentro das gavetas para separarem as miudezas como clips, borrachas, apontadores.

Vale lembrar que tudo pode ser feito em família. É muito importante que todos sejam envolvidos no processo de organização. Até porque para manter organizado o esforço é diário.

Deixe um comentário