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Empresa desenvolve conceitos de produtos com aromas que geram ‘sensações positivas’

Pesquisa on-line com consumidores associa alimentos a momentos de nostalgia, saúde, conforto e criatividade

Em momentos difíceis como o isolamento social e o medo de uma nova e desconhecida doença, fica a sensação de incerteza sobre o futuro. Como será o mundo após a pandemia do coronavírus, por exemplo, ainda é uma pergunta muito difícil de se responder. O que se sabe é que uma das “válvulas de escape” do ser humano em situações extremas está na alimentação. Segundo levantamento da startup de tecnologia Behup publicado pela BBC Brasil em abril, 49,8% das pessoas afirmam estar comendo “mais” ou “muito mais” durante a quarentena, fruto de estresse, tédio e ansiedade.

E a Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – oferece um serviço capaz de mudar este panorama durante a pandemia e, claro, depois que as ações de isolamento terminarem. A empresa, por meio da plataforma on-line TrendSeed®MotiveWheel, analisa os sabores associados pelos consumidores para diferentes motivações de consumo e sentimentos e, a partir daí, pode ajudar no desenvolvimento de conceitos, aromas e produtos que tragam momentos de paz e boas sensações.

A plataforma, exclusiva da empresa, ajuda a direcionar os Aromistas em criações que provoquem a sensação desejada por meio de sabores e notas aromáticas específicas. Tais como, por exemplo, conexão global, conforto e aconchego, momentos especiais, nostalgia e saudabilidade. A partir de diferentes sabores, é possível viajar em memórias do passado, buscar momentos criativos, cuidar da saúde e, claro, ter o prazer da degustação.

“Queremos estar ao lado de todos durante esse momento de maneira prática, seguindo em frente com o mercado de alimentos e bebidas e trazendo soluções criativas. Estamos estudando bastante as mudanças do comportamento de consumo dos brasileiros e levando em consideração todo o aprendizado humano que vamos extrair desta crise, para ajudar nossos clientes a desenvolver produtos que realmente encantem esses consumidores. A TrendSeed®MotiveWheel nos ajuda a captar os sabores relacionados aos sentimentos e as necessidades das pessoas. Assim, podemos ser assertivos no que elas realmente precisam”, comenta Rafaela Bedone, Head de Marketing Aromas da Takasago Brasil.

Alguns exemplos presentes nos estudos da Takasago e que podem se transformar em grandes momentos são:

  • Conexão global (criatividade) – diversão por meio de alimentos que propiciem a exploração de algo novo e tragam momentos criativos. Exemplos: cheesecake e tiramisú.
  • Conforto e aconchego – buscando estabilidade e segurança, as pessoas buscam produtos que confiam e com os quais estejam familiarizados. Exemplos: brigadeiro e bolo de cenoura.
  • Momentos Especiais – a hora de se permitir coisas deliciosas que deem momentos de prazer e bem estar. Exemplos: chocolate e sobremesas.
  • Saudabilidade – alimentos que provocam disciplina e concentração: funcionais, razoáveis e que proporcionem o sentimento de controle e equilíbrio entre o corpo e a mente. Exemplos: cítricos e botânicos.

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