Economia familiar: venda informal cresce em período de quarentena
O Brasil já registra mais de 9 milhões de casos de desemprego por conta da pandemia da Covid-19. Diante de tantas pessoas sem trabalho fixo, o chamado plano B tem sido a principal alternativa de renda para muitas pessoas, inclusive donas de casa. A revenda de produtos, por exemplo, que antes era responsável por uma renda extra, acabou se tornando a principal fonte de renda de muitas famílias.
Foi o caso das revendedoras da empresa curitibana de calçados em neoprene, uFrog, que neste período de quarentena conseguiram fazer um bom dinheiro extra com vendas feitas por whatsapp e redes sociais. Segundo a marca, esse canal de vendas superou as expectativas e as metas do período.
“As vendas efetuadas pelas nossas revendedoras registraram aumento de 40%. No último ano este está sendo o segundo melhor mês com grandes resultados. Por conta da quarentena, as revendedoras têm conseguido ter mais tempo para se dedicar às vendas. Também observamos o aumento no número de mulheres querendo ser revendedoras uFrog. Hoje são 150 revendedoras, tivemos um crescimento no canal de revenda em 25% no último mês”, conta Daiane Lara, responsável pelo canal de revendas dauFrog.
Antes da imposição do isolamento social, os canais de vendas mais fortes da uFrog eram as lojas multimarcas e seus mais de 15 quiosques próprios que ficam em shoppings dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com o fechamento do comércio, a empresa encontrou nas revendas e no e-commerce, alternativas para seguir no mercado.
O crescimento da empresa superou até a média de crescimento de vendas online do país, que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico registrou um aumento geral de 40%.
Na quarentena, uma oportunidade de empreender
A Denise Bernardes de Castro já começou o trabalho com a uFrog tendo sucesso nas vendas. Ela fechou parceria com a marca em março, poucos dias antes de ser determinado o isolamento social, e apesar de ter começado as vendas em um período de crise geral no país, a quarentena abriu portas para a revendedora. O sucesso de vendas na região onde ela mora, em Goiânia, foi tão grande, que Denise já investiu em sacolinhas personalizadas, em aromas para deixar o produto perfumado, e já até pensa em empreender.
“Se tudo continuar indo bem, a minha meta é investir só em uFrog. Eu penso em algo grande. Penso em abrir um quiosque no shopping daqui de Goiânia e quero representar a marca em feiras de gestante.Tenho gostado muito do resultado e quero mesmo trabalhar com isso”, diz Denise muito confiante como resultado da marca.