SELF

ARTIGO: Inteligência emocional hoje para construção do futuro pós-pandemia

Além do isolamento, é preciso povoar a mente com positivismo para seguir em frente com novos projetos e ações

“Estamos vivenciando o desapego ao passado e a construção de um novo futuro”, observa Mauricio Souto, autor de Ouse ser grande – a chave para o sucesso, livro que aborda, entre outros temas, como enfrentar cenários de crise, enfrentar e vencer as dificuldades. 

No atual cenário, Souto sinaliza ser preciso manter um posicionamento saudável e manter a estabilidade emocional. “Manter-se centrado é fundamental, a fim de focar nas mudanças que já estão sendo necessárias. É preciso saber o essencial para se proteger, mas evitar ao máximo só seguir o noticiário negativo e associado à pandemia. É preciso fazer um realinhamento. Perceber que o passado servirá como experiência e serão as atitudes tomadas hoje que projetarão o futuro em todos os setores”, orienta.

Segundo Souto, também será necessário investir no autoconhecimento e no próprio desenvolvimento. É preciso revalidar potencialidades. Pensando em empresas e equipes, Souto reforça que, para se atingir um nível de excelência no trabalho, será preciso aos colaboradores pensarem grande, desafiarem-se a ultrapassar os limites do momento, fazendo tudo com maestria e dedicação. Aos gestores caberá entender o novo momento e focar em novos projetos, entendendo as particularidades e necessidades de seus colaboradores.

Nesse processo, a inteligência emocional e o autoconhecimento são fundamentais. “Inteligência emocional é usar de modo equilibrado os dois lados do cérebro, razão e emoção. É preciso entender o que está ocorrendo, superar medos, ansiedade e preocupação, com o objetivo de manter a saúde física e mental e não diminuir a imunidade. Pesquisas indicam que 80% dos resultados positivos são devidos ao equilíbrio emocional e ao relacionamento interpessoal”, sublinha Souto.

*Escrito por Mauricio Souto, escritor e especialista em inteligência emocional. Autor de Ouse ser grande – a chave para o sucesso (Literare Books International).

1 comentário em “ARTIGO: Inteligência emocional hoje para construção do futuro pós-pandemia”

Deixe um comentário