AROUND THE WORLD: as curiosidades da Páscoa pelo mundo
Chegou a hora de uma das épocas mais gostosas do ano! Aqui no Brasil, a população segue algumas tradições durante a Páscoa, como o almoço em família, a caça aos ovos, e até as mais cristãs como a Queima de Judas e não comer carne na Sexta-Feira Santa.
Mas você já parou para pensar em como essa data é celebrada ao redor do mundo? Aperte os cintos, vamos fazer uma turnê!
Índia
A Páscoa na Índia é celebrada com muuuuita cor e alegria! As pessoas que seguem a religião hindu fazem o grande festival Holi para relembrar o deus Krishna. Por lá, essa época é marcada por muita dança, comidas especiais para receber os amigos, como gujiya, mathri e papri, músicas são tocadas em flautas e as ruas ficam cheia de cores, pois as pessoas atiram abeer e gulal (um pó colorido e perfumado) no ar para celebrar.
Alemanha
Árvore de natal nós já conhecemos muito bem, mas você já ouviu falar na árvore da Páscoa? Sim, ela existe! Na Alemanha, a tradição da época, realizada com as crianças, é esvaziar os ovos, pintar e decorar, e depois enfeitar as árvores nas ruas e dentro das casas. A Osterbaum, em alemão “a árvore da Páscoa”, pode ser retirada após o segundo domingo depois da Páscoa. Além disso, outra tradição é esconder os ovinhos durante a madrugada para que, no dia seguinte, as crianças procurem e o usem como ingrediente no café da manhã!
Suécia
Halloween ou Páscoa? Em alguns países como a Suécia e a Finlândia, as crianças pintam os rostos, se vestem de bruxas e saem às ruas para pedir doces e entregar pequenos cartões feitos por elas mesmas. Enquanto no Brasil, nós compramos ovos de chocolate, na Suécia vendem-se formatos de ovos e dentro deles, encontram-se guloseimas. Além disso, uma bebida tradicional de Páscoa é a Påskmust, uma versão especial da julmust, a bebida de natal que supera as venda de Coca-Cola no mês de dezembro. UAU!
Austrália
Coelho da Páscoa? Não mesmo! Lá na Austrália, o coelho não é um símbolo muito agradável, eles são vistos como uma praga – que ainda não foi controlada no país. Por isso, quem assume o posto de “entregador” oficial dos ovos de Páscoa é o Bilby, um marsupial, animal típico do país, que está ameaçado de extinção. Assim, as crianças comem Bilby’s de chocolate e ainda pensam na preservação da espécie.
Grécia
A Páscoa para os gregos é uma semana repleta de tradições e fé. Para começar, os ovos com pigmentos vermelhos não podem faltar, eles simbolizam a renovação da vida e o sangue de Cristo. Diz a lenda que, no domingo de Páscoa, um convidado deve encostar no ovo do outro até rachá-lo: quem for o último a ter o ovo rachado, terá sorte no próximo ano! Um ritual muito importante é acender as velas com as chamas de Jerusalém, levadas de avião até Atenas. Ah, não é só no casamento que os gregos quebram pratos não, viu? No Sábado de Aleluia, as pessoas atiram potes de barro e louças na rua formando quase uma coreografia! A barulheira toda é para afastar o mal e é também um ato de renovação que dá espaço para as coisas novas.
França
Bon appétit! A tradição de alguns lugares na França, como em Bessières (Haute Garonne) e também em Mazeres (Ariège), é fazer uma omelete gigaaaaante! Vários cozinheiros se juntam para preparar os mais de 4.500 ovos, que depois são divididos entre a população. Além disso, a lenda francesa conta que quem traz os ovos são os sinos, não os coelhos! Isso mesmo, de acordo com ela, os sinos foram para Roma e voltaram espalhando ovos pelo caminho – esse é o início da tradição que faz as crianças procurarem os ovos espalhados! Por lá, além de coelhos de chocolate, também se come o doce em outros formatos, como galinha e peixe.
Estados Unidos e Inglaterra
Você com certeza já deve ter ouvido falar da Egg Rolling, certo? Na segunda-feira após a Páscoa, essa tradição que começou na Europa pré-cristã, consiste em rolar ovos colina abaixo. Ela seguiu pela Inglaterra, mas também existe em vários países como Dinamarca e Estados Unidos – que tem uma cerimônia anual na Casa Branca! Divertido, né?