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Educação Inovadora! Veja como alguns países estão redefinindo a aprendizagem

José Motta Filho apresenta lições globais para o futuro com base no exemplo de diferentes países

No século XXI, a educação enfrenta desafios e oportunidades únicas, impulsionadas por avanços tecnológicos e uma interconexão global. Na busca por modelos educacionais inovadores, países como Estônia, Vale do Silício nos EUA, Finlândia e Portugal emergem como líderes em práticas educativas que promovem não só a excelência acadêmica, mas também habilidades essenciais para o futuro. 

Nesta entrevista, o professor, pesquisador, consultor, palestrante e autor José Motta Filho explora como esses locais estão redefinindo a aprendizagem e preparando as novas gerações para um mundo dinâmico e em constante mudança.

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Qual a característica mais distintiva da educação na Estônia que poderia ser aplicada globalmente?

A Estônia se destaca pela abordagem centrada no aluno e pelo uso estratégico da tecnologia, promovendo a aprendizagem baseada em projetos e habilidades digitais desde cedo, o que poderia ser replicado globalmente.

O Vale do Silício é conhecido por sua cultura de inovação. Como isso se reflete em suas abordagens educacionais?

O Vale do Silício integra a tecnologia de forma intensiva na educação, colaborando com empresas e universidades para promover o aprendizado prático, habilidades STEAM e o uso de ferramentas digitais para impulsionar a inovação.

A Finlândia tem sido frequentemente citada por seu sistema educacional de alto desempenho. Quais elementos desse sistema são mais eficazes e por quê?

A valorização dos professores, a equidade no acesso à educação, o aprendizado baseado em confiança e o currículo flexível são elementos eficazes do sistema educacional finlandês, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e colaborativo.

Portugal tem feito progressos significativos na educação nos últimos anos. Quais iniciativas você destacaria que contribuíram para esse avanço?

A formação docente, a promoção da inclusão e equidade, a modernização curricular, a digitalização e parcerias estratégicas são iniciativas-chave que contribuíram para os avanços na educação em Portugal.

Reggio Emília é conhecida mundialmente no âmbito educacional, como referência de escolas para a primeira infância. O que diferencia Reggio Emília das abordagens educacionais de outros países?

A característica mais distinta da educação de Reggio Emilia, inspirada por Loris Malaguzzi, é a ênfase na criança como protagonista ativa no processo de aprendizagem. Esta abordagem coloca as crianças no centro, tratando-as como co-construtoras do conhecimento através de sua potencialidade e habilidade de explorar e expressar-se nas diversas formas de linguagens, como artes visuais, música e dramatização. A aprendizagem é vista como um processo colaborativo e criativo, onde os educadores são facilitadores que observam, escutam e participam ativamente na jornada educativa das crianças. 

Globalmente, esta abordagem pode ser aplicada ao adaptar práticas educativas para que se tornem mais interativas e responsivas às necessidades individuais e culturais dos alunos. Ao incentivar a curiosidade natural e valorizar as capacidades individuais de cada criança, cria-se um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo. Educadores de diferentes partes do mundo podem incorporar esses princípios para fomentar ambientes educacionais que promovam a descoberta conjunta e o desenvolvimento holístico das crianças.

Como a tecnologia está sendo utilizada nesses países para melhorar a educação, e quais são os benefícios e riscos associados?

A tecnologia é usada para personalizar o aprendizado, promover a colaboração e preparar os alunos para o mundo digital, oferecendo benefícios como o acesso a recursos educacionais atualizados, mas também apresenta riscos como preocupações com privacidade e segurança de dados.

Diversidade e inclusão são temas importantes na educação moderna. Como esses países estão abordando essas questões?

Os países adotam políticas e práticas para promover a inclusão e equidade, oferecendo suporte a alunos com necessidades especiais, combatendo desigualdades e promovendo a diversidade cultural e étnica.

Qual desses modelos educacionais você considera mais sustentável e adaptável a diferentes contextos culturais e socioeconômicos?

Os modelos finlandês e estoniano se destacam pela equidade, inovação tecnológica e preparação integral dos alunos, sendo referências valiosas para práticas educacionais adaptáveis em diferentes contextos.

Como esses avanços educacionais influenciam a economia e a sociedade desses países no longo prazo?

Os avanços na educação impulsionam o desenvolvimento humano, a inovação e a competitividade global, contribuindo para o crescimento econômico, a coesão social e o fortalecimento do capital humano.

Quais conselhos você daria para educadores e formuladores de políticas em outros países que buscam inspiração nesses modelos?

Priorize a equidade, invista na formação de professores, integre a tecnologia de forma estratégica, promova a aprendizagem baseada em projetos, desenvolva um currículo flexível, fomente colaborações e priorize o bem-estar socioemocional dos alunos.

Olhando para o futuro, quais tendências você acredita que moldarão a educação na próxima década?

Aprendizagem híbrida, personalização do aprendizado, desenvolvimento de habilidades do século XXI, educação STEAM, lifelong learning, educação intercultural, bem-estar socioemocional e desenvolvimento sustentável serão tendências-chave na educação futura.

Os avanços da educação mundo afora

Finlândia

Educação de alta qualidade e equitativa.

Estônia

Sociedade digitalizada.
Capital humano. 

EUA (Vale do Silício)

Inovação e empreendedorismo.
Liderança global em tecnologia.

Portugal

Crescimento econômico sustentável.
Coesão social e desenvolvimento inclusivo.

José Motta Filho é Professor, pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais
(Foto: divulgação)

*Matéria originalmente publicada na edição #288 da TOPVIEW.

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