A arte como narrativa visual
No episódio 44º do programa Mercado Imobiliário de Canto a Canto, transmitido pela Jovem Pan News, o artista curitibano Simon Taylor contou detalhes de sua trajetória como chargista, ilustrador e urban sketcher. Com uma carreira marcada pela versatilidade e pelo olhar aguçado, Simon conquistou reconhecimento como uma das vozes mais originais do traço no Paraná.
Desenhista desde sempre, Taylor atua profissionalmente desde 1996, quando iniciou como chargista e ilustrador do jornal A Folha da Imprensa. Em seguida, teve uma longa passagem pelo jornal Hora H, no qual, além das charges políticas, também atuou como editor gráfico e diagramador. Ao longo dos anos, colaborou com outros veículos.
Em paralelo ao trabalho editorial, ele também participou de Salões de Humor e exposições em espaços como a Gibiteca de Curitiba, o SESC/Centro e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Ao todo, venceu várias vezes o Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense, nas categorias Charge/Ilustração e Página Diagramada.
LEIA TAMBÉM: Responsabilidade que transforma: conheça Matheus Forte
A veia autoral também pulsa forte na vida do artista: lançou livros como Meus Cases de Sucesso (2013), uma coletânea que mistura humor, crítica e arte; e A Caricatura da Arquitetura (2017), com desenhos urbanos que retratam a cidade com personalidade e afeto.
Urban sketcher desde 2014, Simon é um dos fundadores do grupo Usk Curitiba e foi responsável por organizar o primeiro Encontro Nacional de Urban Sketchers, em 2016. No mesmo ano, lançou o livro Sketchers do Brasil e passou a representar o movimento também em eventos internacionais.
Durante sua participação no programa, Simon Taylor revelou como surgiu a ideia do seu mais recente projeto: o álbum de figurinhas sobre os pontos turísticos curitibanos. A proposta do álbum é uma atividade analógica e afetiva, pensada para todos os que amam Curitiba.
A entrevista completa está disponível no canal da TOPVIEW no YouTube. Os episódios do Mercado Imobiliário de Canto a Canto vão ao ar todos os sábados, às 12h, na Jovem Pan News 107.1.
*Matéria originalmente publicada na edição #302 da TOPVIEW.