Pensando no (nosso) futuro
Você conhece a origem de tudo o que você consome? Essa tem se tornado uma pergunta constante. Seja referente a roupas, alimentos, cosméticos ou produtos básicos para o dia a dia, as pessoas têm se mostrado cada vez mais interessadas em saber como aquilo foi produzido.
Os temas relacionados ao consumo consciente se tornaram importantes por afetarem tanto o meio ambiente quanto a sociedade em que vivemos, afinal, ao consumirmos algum produto de forma irresponsável, podemos contribuir para a degradação do meio ambiente, da mesma forma que, ao fazermos escolhas conscientes, contribuímos para um futuro mais sustentável.
Desde o surgimento de um movimento minimalista – que defende que as pessoas consumam somente o que é necessário –, esse assunto passou a ser mais presente, o que fez grandes empresas repensarem seus valores e pensarem mais nas questões ligadas à sustentabilidade.
No entanto, vivendo em uma sociedade que é totalmente voltada para o consumo, adotar essa prática mais consciente pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, separei dicas de práticas que podem nos tornar mais responsáveis.
ESCOLHA PRODUTOS E SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS
Além de eficientes e duradouros, eles também não poluem o meio ambiente. Fique sempre atento(a) às etiquetas para conhecer a origem do produto.
EVITE O DESPERDÍCIO
O desperdício pode ser evitado tanto em produtos básicos do dia a dia quanto em alimentos. A prática é uma forma de consciência ambiental e social quando pensamos que o que estamos jogando fora poderia fazer diferença na vida de muitas pessoas.
OPTE POR PRODUTOS DURÁVEIS E DE QUALIDADE
Em vez de comprar itens descartáveis ou de baixa qualidade, que precisam ser substituídos frequentemente, invista naqueles com bons materiais, que não precisarão ser trocados frequentemente.
EVITE O PLÁSTICO
Prefira produtos que possuem pouca ou nenhuma embalagem plástica. Itens que possuem muitas embalagens geram grande quantidade de lixo no planeta.
DÊ PREFERÊNCIAS A PRODUTOS QUE POSSUEM REFIL
Ao comprar um produto, verifique se ele também é vendido em refil. Assim, na próxima compra, você precisará apenas trocar o conteúdo, gerando menos lixo para o meio ambiente.
*Matéria originalmente publicada na edição #274 da revista TOPVIEW.