Glossário astral: o que significam os principais termos da astrologia?
Todo mundo, pelo menos uma vez, já viu um horóscopo em jornais, revistas ou na internet. Essa ferramenta astrológica é uma maneira rápida e simples de conhecer as principais previsões para determinado signo em um período. Mas, engana-se quem pensa que a astrologia se resume a isso.
LEIA TAMBÉM: #Astrology: 8 livros indispensáveis para quem quer entender a astrologia
A sabedoria que estuda a posição dos astros no céu é repleta de aspectos que, quando bem explorados, podem trazer revelações sobre diferentes ramos da vida. No mapa astral, principal documento utilizado na astrologia, há diversos elementos e o entendimento de cada um deles é essencial para aproveitar melhor tudo o que o zodíaco tem a oferecer.
Além dos signos solares e lunares, outros termos são comuns no mapa astral, como ascendente, casas astrológicas, Quíron, nodos lunares, planetas e planetas retrógrados.
O que é signo solar?
O signo solar é o mais popular do zodíaco, sendo ele a resposta quando alguém pergunta: “Qual é o seu signo?”. Esse aspecto pode ser obtido a partir da data e hora de nascimento de um indivíduo. Sendo assim, desconsiderando situações específicas, em que algumas pessoas podem vir à luz entre signos, quem nasce de 22 de dezembro e 20 de janeiro é do signo de Capricórnio, por exemplo.
O signo solar é indicado pelo Sol, astro que é o centro do Sistema Solar. A relação do protagonismo do Sol também é evidenciada no mapa astrológico. Segundo a astróloga Cláudia Lisboa, esse aspecto fala sobre individualidade, essência, personalidade e capacidade de autoafirmação.
O que é signo lunar?
O signo lunar é representado pela Lua, satélite natural da Terra. Segundo a astróloga, para saber a posição desse aspecto no mapa astral, é preciso da data e do horário no momento exato do nascimento de uma pessoa.
Enquanto o Sol simboliza a individualidade, a Lua traz noções sobre sensibilidade, emoções e humor. A partir da posição desse astro no mapa, é possível saber como um indivíduo interage com os outros e a forma como expressa seus sentimentos.
O que é ascendente?
O ascendente, ao lado do signo solar e signo lunar, é um dos pilares da astrologia. Segundo a astróloga Cláudia Lisboa, este é o signo que estava nascendo no horizonte, a leste, no momento do nascimento de uma pessoa.
Ainda de acordo com Cláudia, é esse aspecto que representa a espontaneidade. Sendo assim, ele funciona como um complemento do signo solar e mostra como a pessoa se mostra ao mundo.
O que são as casas astrológicas?
As casas astrológicas são, segundo a astróloga, 12 setores do mapa astral que representam várias áreas da vida. Entre os assuntos que elas podem tratar estão relacionamentos, trabalho, finanças e família.
No interior de cada casa astrológica posicionam-se signos e planetas que podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do dia, hora e local do nascimento.
O que são os nodos lunares?
Os nodos lunares são aspectos pouco conhecidos, mas essenciais para a astrologia. Conforme explica Cláudia Lisboa, são pontos virtuais que representam os momentos de encontro da órbita da Terra ao redor do Sol e o da órbita da Lua ao redor da Terra.
Os nodos lunares são pontos opostos, sendo um norte e sul. No Oriente, os nodos lunares são chamados de Cauda e Cabeça do Dragão e possuem significados diferentes entre si.
O nodo lunar sul ou Cauda do Dragão, conforme pontua a astróloga, representa a bagagem que cada pessoa traz do seu passado e a sua ancestralidade. Já o nodo norte ou Cabeça do Dragão aponta os aprendizados que cada indivíduo deve desenvolver para alcançar a evolução.
O que é Quíron?
Quíron é um aspecto astrológico alvo de muitas interpretações na astrologia. Para Cláudia Lisboa, isso ocorre, pois esse elemento é um asteroide novo, descoberto em 1977, e ainda recente em termos de pesquisas.
Para a astróloga, Quíron no mapa astral representa um ponto fraco, como o “calcanhar de Aquiles” de uma pessoa. Sendo assim, ele simboliza uma ferida que precisa ser curada.
O que significam os Planetas na astrologia?
Os planetas do sistema solar também são utilizados na astrologia. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão estão posicionados no mapa astral e, segundo Cláudia, são responsáveis pela manifestação da potência de cada signo. Ou seja, é por meio desses astros que a energia emanada pelos signos consegue fluir e ganhar força.
Para simplificar o significado dos planetas na astrologia, a astróloga compara os astros a uma roupagem, com a qual os signos se vestem. No mapa, os planetas se posicionam em relação às casas astrológicas e aos signos, podendo influenciar cada um deles.
O que são os Planetas retrógrados na astrologia?
Os planetas presentes no mapa astral podem sofrer alterações e ficarem retrógrados. Esse episódio pode ser visualizado tanto no mapa natal quanto no mapa de trânsito e ocorre em períodos específicos, dependendo da órbita de cada um.
Segundo Cláudia Lisboa, todos os astros podem sofrer retrogradação, exceto o Sol e a Lua. Esse termo refere-se ao fenômeno em que os planetas estão revertendo suas rotas, andando para trás.
Para a astrologia, quando ocorre uma retrogradação nos astros, é necessário rever os passos, se atualizar e repensar as atitudes para evitar conflitos. Ainda segundo a astróloga, é a oportunidade ideal para resolver mal-entendidos do passado.