SELF COMPORTAMENTO

Professor da UEPG descobre um novo planeta

Marcelo Emilio, pesquisador e professor da universidade, mostrou a novidade para alunos de graduação e pós-graduação da universidade

Novo planeta? Sim! E ele está localizado na direção da constelação de Monoceros– e distante cerca de 1200 anos-luz. É o que mostram sete cientistas brasileiros, incluindo Marcelo Emilio, diretor do Observatório Astronômico e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Recentemente, ele fez uma apresentação do estudo para alunos da graduação e pós-graduação da universidade.

O professor registra que o trabalho sobre o novo astro foi aceito na prestigiada revista britânica Monthly Notices of The Royal Astronomical Society. O planeta descoberto possuiu o tamanho aproximado de Saturno, mas com metade de sua massa. “É um corpo celeste gasoso, a exemplo de Júpiter em nosso sistema solar”, diz o cientista. “O planeta orbita uma estrela parecida com o Sol: sua massa é 8% maior, seu raio 21% menor e sua temperatura 200°C mais quente”.

O pesquisador destacou a importância da descoberta para a UEPG, que tem proposta de criação do curso de bacharelado em Astronomia. “Hoje a UEPG conta com uma projeção significativa nesta área, pela realização de eventos nacionais que envolveram a Sociedade Brasileira de Astronomia e entidades internacionais deste segmento da ciência, trazendo a Ponta Grossa cientistas renomados mundialmente”, comenta. O professor adianta que, ainda este ano, deverá anunciar novas conquistas que vão dar maior suporte a esse objetivo de ter na instituição um curso para a formação de astrônomos.

 

Deixe um comentário