Mulheres Perenes: quem são elas
Um estudo realizado pela agência britânica de marketing SuperHuman com 500 mulheres no Reino Unido descobriu que 80% delas sentem que os pressupostos da sociedade sobre mulheres de meia-idade estão longe de representá-las. Há muito tempo mulheres nos 40, 50 e 60 anos já não se parecem ou agem como nossas avós de anos atrás – mas a sociedade, e mais preocupante ainda, a indústria, ainda as vêem como senhoras não tão ativas assim. Ledo engano: as mulheres acima dos 40 de hoje não se definem mais por idade, estão acima dos rótulos pejorativos e não consomem como se fossem velhas senhoras.
O estudo, divulgado no Telegraph está rodando o mundo e fazendo as mulheres vibrarem. Movida por uma série de estereótipos negativos sobre mulheres mais velhas, a pesquisa aponta que as empresas ainda se concentram em mulheres millenials (que nasceram entre 1980 e 2000), apesar do maior poder de fogo financeiro vir das maiores de 40 anos. Um exemplo? Em 2020, estima-se que até um terço da força de trabalho do Reino Unido será mais de 50 anos e eles controlarão 80% da riqueza. Oitenta e quatro por cento das mulheres pesquisadas usam produtos e serviços destinados pelos anunciantes e indústrias a mulheres mais jovens.
Em resumo, as mulheres em seus 40, 50 e 60 anos hoje não mais se associam a uma vida de ritmo lento e, por toda parte, as mulheres mais velhas e altamente visíveis estão reescrevendo todas as regras. De JK Rowling a Nicole Kidman, passando por Michelle Obama e Anna Wintour, que claramente estão no auge de seu poder e criatividade.
OS NÚMEROS DA PESQUISA
96% da mulheres de mais de 40 não se sentem perto da meia-idade
80% sentem que os pressupostos da sociedade sobre idade não as representa
67% se consideram em seu auge da vida
84% dizem que não se definem por sua idade
91% não acreditam que os anunciantes os entendam
*Esse conteúdo é oferecido pelo CEDAV (Centro Diagnóstico Água Verde)