SELF COMPORTAMENTO

Luz a quem tem fome

A ação leva alimentos para a população de rua em meio a pandemia de covid-19

Há anos, o Projeto Luz entrega refeições na Praça Tiradentes. Com a inauguração do novo espaço da Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral de Curitiba, começamos a trabalhar no local visando ao conforto e à segurança das pessoas que recebem o alimento. O espaço tem pias na entrada para higienização das mãos e banheiros, com um fluxo adequado de entrada e saída. Com mesas para as refeições, conseguimos dar mais atenção às pessoas com necessidades especiais, além de conversar e atender nossos amigos de uma forma mais digna. A abordagem para os abrigos também ficou mais prática, pois a FAS está sempre nos acompanhando.

A Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do Projeto Mesa Solidária, disponibiliza espaços sanitariamente adequados para que entidades sociais possam fornecer alimentação gratuita prioritariamente à população em situação de vulnerabilidade e risco social, incluindo à população em situação de rua, visando a promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional, assistência social, efetivação de direitos sociais, dignidade humana e resgate social. O objetivo é a emancipação de indivíduos atendidos pelo programa e a melhoria da qualidade de vida no município de Curitiba.

Por meio da sua atuação intersetorial, conjunta, integrada e articulada, envolvendo órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, pessoas físicas e jurídicas públicas ou privadas, Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e entidades religiosas e educacionais, o projeto já serviu, desde sua inauguração, em dezembro de 2019, até julho de 2021, 460.500 refeições à população atendida, promovendo o direito humano à alimentação adequada.

Para tanto, hoje, existem 50 parceiros atuantes, entre pessoas físicas e jurídicas públicas ou privadas, Organizações da Sociedade Civil (OSC ́s) e entidades religiosas. Cada setor envolvido no Programa Mesa Solidária traz sua expertise em prol da população que mais necessita de atenção.

*Coluna originalmente publicada na edição #253 da revista TOPVIEW

Deixe um comentário