Construindo sonhos
Maria era cabeleireira em um salão de beleza renomado. Seu sonho era montar um pequeno salão perto da sua casa. Para isso, economizou mensalmente uma quantia e, com sacrifício, conseguiu alugar um pequeno espaço para abrir seu negócio dois meses antes da pandemia.
Toda vez que vejo uma porta fechada em um comércio que não deu certo ou uma empresa que faliu, isso me entristece, pois sei que ali encerrou-se também um sonho, um projeto de vida. Johann Goethe disse: “seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.”
Empreender em nosso país não é uma tarefa fácil. É preciso ter coragem, vontade, muito trabalho e, como disse Goethe, ousadia.
O sonho de empreender inclui investimento de tempo, dinheiro – e, muitas vezes, mais do que isso – inclui um projeto de futuro, de sustento e sobrevivência. Cada centavo, cada tijolo colocado ali, faz parte de um objetivo de realização.
Na pandemia vivenciamos a triste realidade de portas sendo fechadas e, com elas, muitos sonhos frustrados. Mas nós, brasileiros, somos um povo aguerrido, como o lutador que mesmo depois de um golpe, continua a luta. Por isso, merecemos um país que nos permita realizar nossos sonhos e projetos, que nos dê liberdade para construirmos o nosso presente para podermos continuar sonhando com o futuro!
Sugestão de filme
Joy é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com seus pais e ex-marido, que mora no porão. Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas, compartilha o espaço com seu pai, apesar de terem se divorciado há 17 anos. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Onde assistir: Star+
*Matéria originalmente publicada na edição #268 da revista TOPVIEW.