Como cumprir suas metas para o ano
Nos primeiros dias do ano costumamos fazer mil promessas. É um tal de este ano vou emagrecer/viajar/estudar/poupar/comprar/fazer que não acaba mais. O ano vai passando e as metas vão ficando para trás.
Para que isso não aconteça, consultamos a coach Cibele Nardi, que dá dicas para executar suas ideias:
Realismo
A primeira atitude a tomar é ser realista. Analise seu planejamento: as metas são realmente executáveis? “É comum as pessoas estabelecerem metas que não vão conseguir cumprir”, afirma Cibele. Percebendo que não vão chegar lá, desistem antes de começar. Exemplo: em vez de querer emagrecer 50 quilos no ano, tente 12, um por mês.
Importância
A importância dos objetivos está vinculada aos seus valores. “A cada decisão estou atendendo a um valor meu. Saber o que quero e por que quero é fundamental”, diz a coach. Os desvios de caminhos no cumprimento de metas, conta ela, está sempre vinculado à satisfação de um prazer imediato. Voltando ao exemplo do emagrecimento, é preciso pesar o que tem mais importância: o prazer da alimentação, de comer aquele doce naquele momento, ou o prazer a longo prazo de se olhar no espelho, se sentir bem com as roupas que veste.
Planejamento
Alguns questionamentos básicos resultam em um bom planejamento. Cibele sugere uma tabela ou planilha com as seguintes colunas:
– o que quero
– por que quero
– como vou realizar (passo a passo)
– quanto vai custar (em termos de tempo, dedicação, energia, dinheiro)
– com quem (quem são as pessoa envolvidas comigo nessa meta? Não precisa ser necessariamente alguém que faça junto, mas pode incentivar, acompanhar, cobrar)
– quais emoções (o que vou sentir quando realizar? Como somos seres emocionais, é importante saber o que a execução vai trazer em termos de emoção)
Realização
As ações para a concretização do sonho são diárias. “Manter o foco é enxergar a luz no fim do túnel sem ver as pequenas lanternas que se acendem nas laterais – os pequenos prazeres que nos afastam dos objetivos”. Cibele afirma que quem começa a realizar metas toma gosto e vai querer mais.
Que tal começar agora?