SELF COMPORTAMENTO

Gustavo Borges fala sobre rotina, filhos e Curitiba

Em recente passagem pela cidade, o ex-atleta bateu um papo com a TOPVIEW e revelou os restaurantes que curte por aqui

Um dos maiores nomes da natação mundial, com quatro medalhas olímpicas, 19 pan-americanos, dono de uma rede de academias, criador de um método de gestão de trabalho aquático, casado e pai de dois filhos. Gustavo Borges é tudo isso e muito mais. Em recente passagem por Curitiba – quando participou de atividades com os alunos da rede de academias e alunos de estabelecimentos conveniados com a metodologia Gustavo Borges – o ex-atleta recebeu com exclusividade a TOPVIEW e falou sobre a vida hoje em dia, paternidade e saúde. Confira nesta entrevista.

“Apesar das viagens, sou um pai muito presente para meus filhos. Cuido da educação, ajudo no direcionamento, dou a independência que eles precisam ter.”

TOPVIEW: Muitos ex-atletas acabam descuidando da saúde, engordam, perdem a ótima forma física… Como faz para manter o corpo?

Gustavo Borges: treino regularmente. Duas coisas são importantes para manter a questão física: alimentação e prática esportiva. Uma alimentação bem balanceada e a prática de exercício constante é recomendada para que você tenha um corpo bem alinhado. O que não dá para fazer é nadar uma hora, ou caminhar na esteira, em nível baixo de intensidade, sair comendo besteiras ou comidas muito calóricas e achar que isso vai perder peso. Treine, se alimente com equilíbrio e assim terá um corpo interessante.

TV: E como tem sido sua rotina de treinos?

GB: procuro fazer exercícios de cinco a seis vezes por semana. Tenho uma regra de nunca deixar dois dias sem treinar. Se eu treino dois dias seguidos tiro um de folga, treino mais três, tiro um… Se eu ficar dois dias parado já começo a me incomodar. E qualquer coisa de baixa intensidade, ou algum exercício rápido em hotel, ou viagem, já conta. Quando eu não tenho muito espaço de treino, mesmo no quarto do hotel, já dá para resolver um pouco.

TV: Quanto à alimentação, mudou muita coisa de quando você era atleta para agora? Hoje em dia você leva uma vida mais tranquila?

GB: bem mais tranquila. Quando você é jovem e está num nível de treinamento alto, o consumo de carboidratos e calorias é altíssimo, estamos falando em cinco, seis mil calorias por dia, apenas para manter o peso. Hoje em dia, o trabalho é menos intenso, quando faço atividade física dura em torno de 45 minutos a uma hora, então o nível de calorias para alimentação é bem mais equilibrado.

TV: Com a proximidade do Dia dos Pais, precisamos perguntas como é o Gustavo Borges como figura de pai?

GB: apesar das viagens, sou um pai muito presente para meus filhos. Cuido da educação, ajudo no direcionamento, dou a independência que eles precisam ter, dependendo da faixa etária. Já tenho filhos grandes, um deles já está muito bem encaminhado, indo para a faculdade, a outra crescendo agora. Mas me considero um bom pai, amoroso e que está presente nos momentos mais importantes e nas transições da vida.

TV: De que forma você transmite a eles esses conceitos de alimentação saudável e exercício físico? 

GB: temos uma alimentação saudável em casa, com pouca fritura, sem refrigerantes. Quando você tem a disponibilidade de se alimentar com coisas boas, a escolha fica muito direcionada para isso. Então desde cedo eles já criaram esse hábito, minha filha que veio um pouco depois gosta muito de doces e outras coisas não tão saudáveis. Mas agora ela já está com 15 anos, nadando e treinando, então hoje já tem uma consciência um pouco diferente, evoluindo nesse aspecto.

TV: Como se relaciona com as redes sociais? Gosta?

GB: tenho Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Cuido de todas, acho interessante pois tem um volume grande de interação, mas utilizo essas ferramentas muito mais voltada para a parte de trabalho do que pessoal. No meu Instagram, que é a rede que mais utilizo, você vai encontrar pouca coisa pessoal, de vez em quando posto algo de família, mas é muito mais profissional e algumas coisas interessantes do dia a dia.

TV: E quando vem à Curitiba, o que gosta de fazer? A quais restaurantes vai? Como é a rotina aqui?

GB: em geral, fico muito com os meus sócios, fazendo as visitas nas unidades. De restaurantes, o Barollo é um que a gente frequenta, o Badida [vencedor do 2º Prêmio TOPVIEW Gastronomia nas categorias Melhor Carne e Melhor Almoço de Domingo] eu conheci outro dia, que é muito bacana de carnes. Tem sempre alguns que acabamos frequentando, tem bons restaurantes em Curitiba. É sempre gostoso vir para cá, o clima ajuda a tomar vinho, já que é uma cidade um pouco mais fria.

TV: Para finalizar, quais seus próximos passos como pai e empreendedor?

GB: tenho um filho indo para faculdade [Luis Gustavo, de 17 anos, vai estudar em Michigan, Estados Unidos] então já estamos numa segunda etapa da vida, focados para que ele se divirta e tenha uma boa educação. Para minha filha [Gabriela], é hora de finalizar a escola para que ela possa ter também uma boa formação, naquilo que ela desejar. Em termos profissionais, vou continuar crescendo nos negócios em que atuamos, nas academias que são importantes no nosso dia a dia, assim como na rede de licenciados da nossa metodologia de trabalho aquático.

Deixe um comentário