Flores com amor
“Minha história profissional é cheia de amor. Porque ela começou há 20 anos, de mãe para filha”, conta a designer floral Manu Daher. “Nós começamos a empresa juntas e foi ela quem me ensinou tudo, desde o começo. Depois, a gente acabou se separando (hoje ela mora na Europa) e eu descobri um grande amor, um amor pela minha função, que é transmitir amor”, lembra.
Atualmente, no seu ateliê, a empresária coloca todo esse sentimento nas esculturas florais, uma arte que é exclusiva e carregada de conceito e personalidade. “Meus arranjos são únicos por- que eu agrego às flores muito conceito. Minhas esculturas florais sempre dizem muita coisa. E é exatamente por isso que elas se chamam “esculturas florais”: elas não são simplesmente um arranjo de flor, um buquê de flor ou uma composição floral. Elas têm conceito, significado.”
Significado que transita das mãos da florista para quem recebe as flores. Dar flores é uma das mais antigas e belas formas de agradecimento ou de se dizer “eu te amo”. “Esse trabalho, de oferecer flores para presentear as outras pessoas — ou mesmo se presentear —, está inexoravelmente ligado ao amor: ao amor-próprio ou amor ao outro, em proporções diferentes”, diz Manu.
Para ela, é difícil falar de flores e não mencionar esse sentimento tão nobre. “A flor é uma joia da natureza. É muito preciosa. A flor é uma oferenda de amor: da natureza para nós, humanos.”
Para os apaixonados, as rosas vermelhas ainda são as mais lembradas, mas há outras opções para demonstrar o sentimento. “A rosa vermelha está no inconsciente coletivo, mas há, também,
flores mais nobres e mais simples, como as flores do campo. O que vale é a intenção, mais do que tudo.”
A florista destaca, ainda, que, para seu trabalho, não podem faltar verdade e fé. “O amor não existe sem a verdade. Como os meus movi- mentos são autênticos, eu nunca precisei me transformar para ganhar o mercado de Curitiba, que é um mercado difícil. Eu sempre preservei a minha verdade. Ela está em todas as minhas produções.” Enfim, finaliza: “O amor é imensurável, mas cabe em uma flor”, slogan criado pelo Atelier Respirando Arte para a Manu Daher Flores.
MANU DAHER FLORES
Tel.: (41) 9 9174-2414
E-mail: manudaher@terra.com.br
@manudaherlojadeflores
*Conteúdo originalmente publicado na edição #262 da revista TOPVIEW.
TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.