Fazer o bem faz bem
Qual foi a última vez que você se sentiu bem por fazer o bem? A sensação de coração aquecido ao doar parte de seu tempo e sua atenção para uma causa que você apoia não acontece por acaso. Estudos já comprovaram que praticar a solidariedade traz benefícios físicos, mentais e emocionais.
Um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica, em 2015, demonstrou os benefícios na condição de ansiedade em pessoas que se propõem a praticar atos de gentileza. Isso foi constatado a partir do aumento de dopamina e serotonina no organismo, considerados hormônios da felicidade. Junto com os efeitos no cérebro, eles diminuem a sensação de dor física. Já a Harvard Business School, em um estudo que analisou pessoas em mais de 136 países, concluiu que o altruísmo e a gentileza são grandes responsáveis por promover a sensação de euforia positiva.
E os efeitos não são só físicos: praticar o bem melhora nossa vida como um todo, ao nos ajudar a desenvolver a empatia, trabalhar melhor em grupo, aprender novas habilidades (ou melhorar antigas) e ganhar novas experiências para a conta. Não por acaso, a palavra “solidariedade” tem origem francesa e significa “reciprocidade”, “com responsabilidade mútua”. Ou seja, essa é uma via de mão dupla que beneficia tanto a quem doa quanto a quem recebe.
Nesta edição, junto com meu anúncio como Embaixadora de Boas Ações na TOPVIEW, faço um convite para que você olhe com mais gentileza ao redor e se proponha a praticar o bem.
Instituto RIC
Desde 2016, o Instituto RIC, criado em homenagem à minha saudosa sogra, Dircea Petrelli, é o coração social do Grupo RIC, com a realização de ações em prol da saúde e programas de assistência e desenvolvimento social e educação. Exemplos disso são o RIC Saúde e o Conectando Solidariedade. Em todo o Paraná, por meio das plataformas de comunicação do Grupo RIC, o Instituto dá visibilidade, leva a compreensão dos valores dessa missão à comunidade, inspira mudanças e aproxima a sociedade das ações realizadas. Tenho muito orgulho de presidir e criar um futuro mais inovador e mais humano por meio dessa instituição!
Minuto do bem
Apresentado por mim toda sexta-feira no RIC Notícias Live, o Minuto do Bem é um espaço importante dedicado à divulgação e ao impulsionamento de ações sociais relevantes no Paraná. Essa é mais uma idealização do Instituto RIC. As ações divulgadas podem ter como causas desde animais abandonados até a assistência a pessoas em situação de rua. A prioridade do programa é destacar iniciativas altruístas que priorizam ajudar quem mais necessita. Confira na programação!
Maneiras de fazer o bem
- Doar sangue.
- Declarar-se doador de órgãos.
- Visitar hospitais ou abrigos para crianças ou idosos.
- Doar roupas, alimentos, brinquedos ou livros.
- Passar a ser doador de uma
- ONG ou projeto social.
Qual é o impacto que você busca?
AMIGO ANIMAL
Resgate, recolhimento, castração, abrigo e doação de cães e gatos em Curitiba e Região Metropolitana.
@amigoanimalp
IDOSOS
Lar de idosos sem condições de manutenção da própria sobrevivência.
@socorroaosnecessitados
PROJETO LUZ
Preparo de refeições para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade.
@projeto__luz
AFECE
Instituição de Ensino ao Cidadão Especial.
@afece.curitiba
TODAS MARIAS
Acolhimento de vítimas de violência doméstica.
@institutotodasmarias
MATER NATURA
Defende, preserva e recupera o meio ambiente e o patrimônio histórico.
@maternatura