Irmãs são retratadas pelo pai em exposição na UP
A infância de duas irmãs curitibanas foi registrada pelo fotógrafo Emmanuel Furtado, pai das meninas, na exposição (hu)Manas, que acontece na Biblioteca Central da Universidade Positivo (UP) até 10 de agosto. Por meio de fotografias tiradas dos 9 aos 11 anos de Laura, e dos 4 aos 6 anos de Joana, Emmanuel revela ao mundo flagras cativantes das filhas no ambiente familiar.
Amante da fotografia, o pai confessa que a paixão aumentou depois do nascimento de Laura, porém, os registros ficaram mais interessantes quando Joana nasceu e a relação de irmandade começou a aparecer entre elas. “Isso [a relação] deu outra dinâmica e, depois de um tempo, surgiu a ideia do projeto de registrar os momentos delas”, conta.
Lembrar da infância, das imagens e sons vivenciados na época, o relacionamento com as pessoas da família são fatores difíceis de guardar. Por isso, Emmanuel acredita que as melhores lembranças devem ser registradas por meio de imagens e sons, afinal, esses registros apresentam diferentes sentimentos. “As fotografias apresentam as angústias, ansiedades, alegrias, tristezas, raivas, brincadeiras, relacionamentos, transformações e o amor que, nos momentos nostálgicos que vivemos em nossas vidas de adulto, sentimos pelo cheiro do bolo da vó, pelas risadas assistindo um filme, pelas lágrimas das perdas e pelos sons da casa que saem da caixa empoeirada da memória e remexem as emoções”, explica.
A exposição na UP é um convite à reflexão sobre o mundo atual e o que ficará para as nossas crianças, bem como a necessidade de resgatar os valores e memórias dessa idade.
SERVIÇO
Exposição (hu)Manas – Universidade Positivo – Câmpus Ecoville | Biblioteca Central Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Ecoville. Entrada gratuita.