SELF COMPORTAMENTO

Esperança e recomeço: a beleza escondida e o caminho para a autonomia feminina

Há 24 anos, a organização social beleza escondida luta pela proteção e independência de mulheres

Há mais de duas décadas, a Beleza Escondida (BE) impacta profundamente a vida de mulheres em situação de violência no Brasil. Com sede em Curitiba, a organização atua de maneira abrangente. Além de oferecer casas protetivas para mulheres e seus filhos, também promove autonomia por meio da inserção no mercado de trabalho, consultorias, palestras e incidência em políticas públicas.

LEIA TAMBÉM: TOP TALK com Maria Braz: conheça mais sobre a influenciadora em ascensão

“A violência contra a mulher é uma problemática complexa, mas acreditamos que soluções integradas e humanizadas podem transformar vidas,” destaca Alessandra Vidmontas, cofundadora e diretora-executiva da BE.

Os números impressionam: desde a sua fundação, em 2000, a organização já protegeu mais de duas mil mulheres e crianças, com um trabalho baseado em três pilares fundamentais: políticas públicas (advocacia para ampliar casas  protetivas e assegurar recursos para vítimas de violência), proteção e empoderamento (acolhimento e preparação para a reconstrução de vidas autônomas) e enfrentamento ao feminicídio (com oferta de espaços seguros e suporte emocional e técnico).

Um recomeço possível

Entre as iniciativas mais emblemáticas na história da instituição, está o projeto “Rompendo o Casulo”, que conecta mulheres ao mercado de trabalho. Desde 2021, mais de 80 delas conquistaram novos empregos graças à parceria com empresas. “A autonomia financeira é a chave para romper o ciclo da violência. Ao ver essas mulheres vestirem um uniforme pela primeira vez, temos a certeza de que estamos no caminho certo,” afirma Alessandra.

Uma dessas histórias, que representa tantas outras, é de uma jovem mãe que, após vivenciar uma infância difícil e chegar à BE sem perspectivas, conseguiu um emprego, voltou a estudar e, hoje, está na universidade, construindo uma vida estável para si e para o filho.

Mobilização e capacitação

“Ao envolver mulheres que superaram a violência em nossas campanhas, mostramos que a superação é possível e inspiramos uma transformação social efetiva,” explica Alessandra.

Além do acolhimento direto, a organização atua fortemente na conscientização da sociedade, com palestras e campanhas que já alcançaram mais de dois milhões de pessoas nas redes sociais. Até o início de dezembro de 2024, a campanha dos 21 Dias de Ativismo engajou empresas na abertura de vagas exclusivas para mulheres atendidas pela BE.

A Beleza Escondida é um símbolo de sororidade e resiliência. Alessandra conclui: “Nossa missão é esperançar. Caminhamos lado a lado com cada mulher, provando que existe um caminho para a liberdade e a felicidade. A luta é grande, mas as conquistas são ainda maiores.”

*Matéria originalmente publicada na edição #297 da TOPVIEW

Deixe um comentário