SELF COMPORTAMENTO

Educar para a mudança

O apoio a educação é o maior investimento do Grupo Marista no futuro

O acesso à educação de qualidade é capaz de transformar completamente realidades e trajetórias de vida. As escolas são espaços de desenvolvimento intelectual, mas também de crescimento emocional e convivência. 

LEIA TAMBÉM: Instituto TMO levanta recursos para Hospital no Rio Grande do Sul

Na região Sul, já são 19 escolas sociais (Foto: divulgação)

É com base nessa afirmação que o Grupo Marista promove infraestrutura de qualidade e profissionais capacitados nas escolas sociais. A instituição se consolidou com mais de 206 anos de atuação e presença em 80 países. No Brasil, além dos Colégios Maristas e Escolas Champagnat, existem 35 unidades do Marista Escolas Sociais em 10 estados. Essas organizações estão localizadas em áreas vulneráveis e atendem estudantes de famílias com renda mensal de até um salário mínimo e meio per capita.

“A partir do momento em que crianças, adolescentes e jovens tenham acesso à uma educação de qualidade, isso os permitirá quebrar crenças limitantes, ter projetos de vida ambiciosos e que os permitam ser o que quiserem”, afirma Rodolfo Schneider, coordenador nacional de projetos sociais e mobilização de recursos do Marista Brasil.

Muito além da educação

O acesso à educação de qualidade é só a ponta do trabalho realizado nas escolas sociais do Grupo Marista. A ação nos territórios inclui a promoção do acesso à cultura, esporte e lazer, equipamentos de saúde, promoção de segurança, acompanhamentos e assistência social. Esse conjunto de iniciativas é o que promove as condições para que a educação seja prioridade.

Schneider explica como tudo isso se traduz em mudanças efetivas: “a gente viu nas nossas escolas pessoas que estão estudando em universidades, fazendo pós-graduação, mestrado no exterior, representando a sociedade em fóruns nacionais ou internacionais. Ou seja, alcançando seus projetos de vida de uma maneira bastante ambiciosa e realidades socioeconômicas que muitas vezes eram históricas.” 

São mais de 15 mil estudantes atendidos em todo o Brasil (Foto: divulgação)

Como ajudar

No Paraná ou em outros estados, é possível apoiar o trabalho das escolas sociais com a doação de parte do imposto devido por empresas, destinados a projetos de ampliação e melhoria das estruturas físicas, compra de equipamentos e materiais, além da promoção de atividades físicas e culturais. 

Rio Grande do Sul

A tragédia das cheias, que assolou mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul no último mês, despertou a necessidade da atuação solidária do Grupo Marista. Enquanto em algumas regiões os espaços foram inundados, outras escolas da rede rapidamente passaram a abrigar centenas de pessoas que ficaram sem casa e milhares de voluntários. Já nos outros estados em que a instituição está presente, pontos de arrecadações foram criados. 

Como sempre aconteceu ao longo da sua história, as escolas representam um ponto de apoio ao atendimento dos públicos e da cidade. 

Instituto RIC

O Instituto é o coração social do Grupo Ric com o desenvolvimento de tecnologias sociais inovadoras em programas e projetos que promovam a saúde coletiva, a sustentabilidade e o desenvolvimento social.

Instituto RIC

Minuto do Bem

Apresentado toda sexta-feira para todo o Paraná no RIC Notícias Live e no Viver Mais, o Minuto do Bem é um espaço dedicado à divulgação e impulsionamento de ações sociais relevantes no Paraná. Essa é mais uma idealização do Instituto RIC.

*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.

Deixe um comentário