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Economia compartilhada: vida sem rodas

Novos consumidores vêm trocando o conforto do carro próprio por alternativas com custos mais baixos

O movimento de “uberização” mudou a forma com que as pessoas se relacionam com diversos serviços. Se engana quem pensa que uma vida sem carro significa não ter um veículo próprio. Além dos aplicativos de transporte, que caíram no gosto principalmente dos jovens pelo baixo custo e comodidade, chegou a vez das locadoras de veículos se tornarem uma opção para o público que busca praticidade e economia. A Localiza, uma das maiores locadoras do país, teve um crescimento de 25,7% em 2020 em relação ao ano anterior.

Segundo dados do Datafolha, os critérios mais importantes para escolher o meio de transporte durante a pandemia são o grau de aglomeração (29%), a segurança que o transporte oferece (20%) e, empatados com 14%, o risco de contaminação e a facilidade de acesso. O mesmo estudo mostra que o transporte mais seguro para os brasileiros durante esse período é a bicicleta.

Neste cenário, surgem novas opções no mercado, como os carros por assinatura, como a nova empresa da Fiat e Jeep, a Flua, novo modelo de negócio para atrair um novo perfil de cliente aquele que entende que possuir um carro não é um investimento. A nova opção é uma oportunidade interessante para quem utiliza o transporte público como meio de locomoção durante o período de pandemia.

*Conteúdo originalmente publicado na edição #247 da revista TOPVIEW.

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