SELF COMPORTAMENTO

Com a mão na massa!

Cozinhar com a criançada pode ser divertido e educativo

Seja para comer enquanto joga conversa fora, servir o cafezinho para o visitante que é da casa, fazer receitas divertidas, a cozinha é o espaço preferido de muita gente na casa.  Durante as férias das crianças, leve elas pra lá com você.  Selecionamos algumas atividades para um passatempo seguro e que pode até estimular independência, criatividade e uma alimentação mais saudável.

Atividades

EMPANAR TIRAS DE FRANGO

É divertido separar um  ovo batido.  Num saco, coloque a farinha de rosca e, numa travessa, os  temperos (sal e pimenta). Demonstre como mergulhar os pedacinhos de frango no ovo e depois como jogá-los dentro do saco com farinha para empanar. Eles adoram chacoalhar o saco plástico nessa hora. Ao terminar, ajude-os a passar os pedaços no tempero e coloque a travessa no forno pedindo a ajuda deles.

TRABALHAR NA MASSA DE BOLO

Pode ser na mão. Na batedeira, sob a atenção do adulto. Peça para jogarem os ingredientes dentro da tigela de bolo –  a partir dos 3 anos crianças já têm coordenação para isso, se feito ao lado de um adulto.

MONTAR SALADAS

Oportunidade para ensiná-los a lavar verduras, legumes e frutas, e separar  itens coloridos.

BATER CLARA DE OVOS À MÃO

É divertido. Melhor ainda quando eles aprendem a misturar o açúcar às claras já em neve e descobrem que pingar o conteúdo que vai ao forno em travessas (com a supervisão do adulto) transforma tudo isso em deliciosos suspiros.

QUEBRAR OVOS

Ensiná-los a fazer algo que parece difícil é uma grande lição em favor da autoestima.

FAZER OMELETE

O prato é simples e o resultado é rápido. Vale acompanhá-los cortando queijo e presunto para o recheio. Necessita supervisão, mas abre o apetite.

FAZER HAMBURGUER

Moldar a carne e montar o sanduíche – depois do adulto fritar o hambúrguer –  é uma das atividades mais  seguras e muito parecidas com atividades já conhecidas dos pequenos (lembra da massinha?).

Algumas dicas para a brincadeira ficar mais gostosa

Leve os baixinhos para ajudar nas compras do supermercado e da feira, assim eles participam do processo desde o início.

Mostre a eles de mostre de onde vêm os alimentos. Para o adulto parece óbvio, mas para a criançada pode ser uma curiosidade e tanto

Já na cozinha, eles podem começar por tarefas básicas, como lavar verduras, legumes e frutas, jogando a farinha no bolo, temperando uma carne. Isso vai dando segurança.

Para os que já podem cortar alimentos – a partir dos 7 anos – só permita facas sem lâmina e com ponta arredondada.

Se os baixinhos forem usar o fogão, a altura precisa ser compatível e o adulto precisa estar ao lado. É uma boa maneira de estimular a responsabilidade.

*Esse conteúdo é oferecido pelo Colégio Amplação

 

Deixe um comentário