SELF COMPORTAMENTO

As novas rotas intercambiáveis

A experiência de um intercâmbio tende a ser sempre boa – e para novos destinos, pode ser melhor ainda!

Há três anos, Ju Zanona, 31 anos, decidiu deixar o Brasil para estudar uma nova língua, vivendo todas as experiências e mergulhando em outras culturas. Seu destino: Dublin, na Irlanda. Após concluir os estudos – e encontrar um grande amor em solo estrangeiro –, ela procurou novos destinos para começar seu mestrado. Foi quando optou por Berlim, uma cidade não muito procurada para intercâmbios.

Segundo os dados da última pesquisa Selo Belta – associação que reúne as instituições brasileiras que trabalham com intercâmbio –, de 2020, o Canadá e os Estados Unidos são dois dos principais destinos que estudantes brasileiros buscam para estudar fora do país. Na sequência, aparecem Irlanda, Reino Unido e Austrália, respectivamente.

Mesmo sem saber falar em alemão, mas com um inglês afiado, Zanona iniciou um mestrado em Corporate & Management, na University of Europe. Atualmente, ela trabalha na área de recursos humanos e diz que a experiência tem sido transformadora e muito satisfatória. “Poucos anos atrás, eu não me imaginava em outro lugar que não o Brasil. Agora, eu consigo me imaginar em qualquer lugar do mundo”, declara.

E, se o objetivo é guardar na memória os destinos exóticos para os estudos, a búlgara Valeriya Prokopova, de 24 anos, tem bons exemplos. Sua primeira experiência acadêmica fora da Bulgária foi a Holanda, país conhecido por ser aberto e receptivo a estudantes vindos de outros países, segundo ela.

No meio da graduação estrangeira, Valeriya precisou cumprir o estágio obrigatório exigido pela universidade.

O destino, no entanto, a surpreendeu. “Eu não escolhi a Tailândia, foi a Tailândia que me escolheu. Eu estava procurando uma oportunidade de estágio por meses. Mas, apenas alguns dias antes do prazo final da universidade, recebi três ofertas de Bangkok.

A búlgara ficou na capital tailandesa por seis meses e não se esquece da experiência. “Foi fantástico. Eu tive o melhor momento da minha vida lá. O clima, as pessoas, a comida… todo o país é adorável”, relembra.

Ju Zanona na Alemanha. (Foto: reprodução)
Valeriya Prokopova em seu estágio na Tailândia. (Foto: reprodução)

As vantagens de novos destinos

Estudar fora do país sempre foi um grande reconhecimento dentro de um currículo, sem contar as experiências culturais e o acesso ao mercado internacional. Em relação à Alemanha, segundo a proprietária da Germanics (agência de intercâmbio brasileira), Denise Fonseca de Carvalho, o destino é ideal para quem procura educação de qualidade, fácil acesso à permanência e viabilidade econômica. “A Alemanha é a bola da vez – e o brasileiro não descobriu isso ainda”, relata.

No início de 2022, o governo alemão disse que planeja atrair 400 mil trabalhadores qualificados estrangeiros por ano para compensar o gargalo demográfico e as baixas no mercado de trabalho em setores-chave, que arriscam prejudicar a recuperação do país no pós-pandemia.

Segundo Denise, essa é a “cereja do bolo” para os estudantes que procuram um bom destino – e fora do comum – para fazer intercâmbio internacional.

Conheça novos destinos para educação fora do Brasil

Seul

Bem diferente da cultura brasileira, a capital da Coreia do Sul é uma grande metrópole em que arranha-céus, metrôs de alta tecnologia e cultura pop se misturam com templos budistas, palácios e mercados de rua.

(Foto: Shutterstock)

Malta

Arquipélago situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do norte da África, o território formado por três ilhas tem 443 mil habitantes e o comércio internacional é muito importante para o suprimento da demanda interna, cuja economia se concentra no setor terciário.

(Foto: Shutterstock)

Manchester

Grande cidade da Inglaterra com uma rica herança industrial, conta com 553 mil habitantes. O destino não está entre os mais procurados da Inglaterra para intercâmbio. Além disso, possui uma atmosfera muito forte para os amantes do futebol.

(Foto: Shutterstock)

Gran Canária

Uma das Ilhas Canárias da Espanha, situadas perto da costa noroeste da África, com origem vulcânica, é a principal ilha do arquipélago das Canárias e possui 865 mil habitantes. O destino é muito indicado para quem procura intercâmbio linguístico.

(Foto: shutterstock)

 

Cidade do Cabo

Cidade portuária na costa sudoeste da África do Sul, tem mais de 4 milhões de habitantes, é conhecida por ser uma das cidades mais lindas do mundo e possui programas de intercâmbio que permitem trabalho voluntário.

(Foto: Shutterstock)

*Matéria originalmente publicada na edição #263 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário