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Artigo: como criar um digital workplace para a era work-from-anywhere

Leia o artigo escrito por Anthony Bartolo, VP e Chief Product Officer da Avaya

Antes da pandemia do Covid-19, o “trabalho em qualquer lugar”, ou work-from-anywhere (WFA) em inglês, era uma tendência promissora, mas não amplamente disponível para os funcionários. De acordo com a PEW Research, apenas 7% da força de trabalho civil nos Estados Unidos tinha a opção de trabalhar remotamente. Hoje, tudo mudou. Facebook, Microsoft e outras empresas anunciaram planos para tornar o WFA permanente e, quando a pandemia acabar, até um quinto da força de trabalho poderá estar totalmente remota.

Apoiar os trabalhadores em home office acelerou radicalmente a adoção de soluções de vídeo, dispositivos mobile e outras formas de se conectar com os colegas. De acordo com o estudo “Work from Anywhere”, da Avaya, a maioria das empresas mudou suas prioridades de tecnologia, com 77% repensando a experiência do funcionário e 52% aumentando a prioridade do software de colaboração. O relatório também revela que 71% dos tomadores de decisão de tecnologia reconhecem a adoção mais rápida de novas tecnologias em suas organizações.

Essas mudanças rápidas podem intimidar muitos executivos. No entanto, as empresas que adotaram o WFA estão obtendo benefícios que nunca pensaram ser possíveis. Um estudo da Harvard Business Review descobriu que os trabalhadores do conhecimento têm sido mais produtivos trabalhando em casa, em parte graças a passar mais tempo interagindo com clientes e parceiros e menos tempo em grandes reuniões.

Como criar uma empresa que funcione com o modelo WFA

Transformar o WFA em uma vantagem estratégica requer modificações importantes na cultura corporativa. Enquanto as empresas se preparam para um futuro remoto, algumas das mudanças mais importantes para a criação de uma nova base incluem:

  • Avaliar os resultados – quebrar os limites físicos impostos por um prédio comercial cria uma oportunidade para mudar a forma como os colaboradores são gerenciados, medidos e orientados. O tempo gasto no escritório ou em uma mesa não é mais um parâmetro viável da produtividade ou dedicação ao trabalho. Em vez disso, a única medida de sucesso são os resultados, o que obriga os gerentes a se concentrar em como treinar e orientar os colaboradores para ajudá-los a obter melhores resultados.
  • Potencializar equipes distribuídas – avaliar os colaboradores por resultados é libertador de várias maneiras. Em vez de ser limitados por uma equipe que podem ver no escritório, os gerentes têm a possibilidade de formar a melhor equipe possível com colaboradores de qualquer lugar do mundo. A diversidade e o maior nível de expertise de equipes distribuídas geograficamente permitem que elas inovem e resolvam problemas mais rápido. A composição dessas equipes também pode ser alterada instantaneamente para atender às demandas em evolução do projeto e do mercado.
  • Reimaginar o espaço de trabalho – em vez de um cubículo, sala de conferência, sala de descanso e escritório do gerente – que na verdade criam barreiras e estabelecem hierarquias –, um conjunto integrado de ferramentas de colaboração, como as oferecidas no Avaya Spaces, pode manter os funcionários conectados e produtivos, não importa onde estejam.

Essas ferramentas devem ser consideradas um fator crítico de sucesso. Se os espaços de trabalho em casa forem construídos em vários aplicativos sobrepostos e não integrados, os funcionários podem ficar frustrados por ter que lidar com várias interfaces, IDs e logins para determinar a melhor maneira de entrar em contato com alguém – e então enfrentar a possibilidade muito real de que qualquer plataforma que escolherem não será a usada pela pessoa que precisam alcançar. Uma plataforma de colaboração all-in-one como o Avaya Spaces reúne as pessoas instantaneamente, não importa onde estejam ou o dispositivo que usam. O resultado é um espaço de trabalho digital imersivo no qual as equipes podem facilmente enviar mensagens, se encontrar, compartilhar conteúdo, gerenciar tarefas e colaborar.

Adaptar-se às necessidades da força de trabalho WFA – ao avaliar diferentes soluções, existem algumas características necessárias para dar conta da complexidade do trabalho remoto. Elas incluem:

  • Independência de dispositivo e localização – os colaboradores devem ver o mesmo espaço de trabalho com as mesmas ferramentas, independentemente de onde estejam localizados ou do dispositivo que usam: desktop, laptop, tablet ou smartphone.
  • Unificação – o espaço de trabalho deve integrar todas as ferramentas necessárias – colaboração por vídeo, reuniões, publicação de arquivos e gerenciamento de tarefas – para criar uma experiência única.
  • Flexibilidade – os colaboradores devem ser capazes de criar e dissolver facilmente vários espaços de trabalho com base em um problema, projeto ou tópico específico.
  • Habilitação por IA – um ótimo ambiente de trabalho depende do uso de tecnologia avançada, como inteligência artificial (IA), para ajudar a melhorar a qualidade da experiência de colaboração e de vídeo, incluindo remoção de ruído de fundo e transcrições ao vivo que diferenciam as vozes.
  • Escolher o parceiro certo – a forma como as empresas implementam e utilizam locais de trabalho digitais é tão importante quanto as ferramentas que usam. Certifique-se de que seu provedor de soluções oferece os termos de que você necessita para seu modelo de negócios. Com o Avaya Spaces, você pode pôr em execução apenas os serviços de que precisa, quando precisa – e então expandir ou reduzir a implantação sob demanda. Usado por empresas, escolas, governos e organizações em quase cem países, o Avaya Spaces também oferece seus recursos avançados sem a necessidade de nenhum hardware especializado.

O work-from-anywhere veio para ficar. Para atender aos desafios remotos globais de hoje e, ao mesmo tempo, garantir que sua empresa esteja pronta para a próxima geração de colaboradores, você deve fornecer espaços de trabalho digitais modernos. Afinal, os melhores e mais brilhantes profissionais nunca ficarão satisfeitos em trabalhar com ferramentas antiquadas que limitem sua capacidade de se conectar com os colegas usando o dispositivo de sua escolha.

Para saber como as empresas estão reimaginando seus negócios para o futuro, leia mais no estudo “Work from Anywhere”.

*Escrito por Anthony Bartolo, VP e Chief Product Officer da Avaya

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