Ao redor da mesa
É sempre necessário fazer uma pausa na rotina para passar um tempo de qualidade com a família. Esse break pode ficar ainda melhor quando envolve comida!
Nós prezamos muito esses momentos. Aqui em casa, o café da manhã, o almoço e o jantar são realizados com todos ao redor da mesa, apreciando a comida, sem distrações. Essa prática, além de promover uma proximidade maior entre os familiares, ajuda na construção de melhores hábitos alimentares – e a ciência comprova! Pesquisadores da Universidade de Illinois, localizada nos Estados Unidos, acompanharam mais de 500 crianças em idade escolar para entender como a hora da comida afeta a saúde e o bem-estar delas – e o resultado mostrou que o costume de realizar refeições em família é benéfico.
5 vantagens de reunir a família durante as refeições
- Fomenta uma rotina
- Reforça vínculos afetivos
- Incentiva uma boa alimentação
- Forma uma identidade familiar (a criança se sente segura)
- Promove um diálogo
Um outro estudo comprova também que crianças que jantam regularmente em família apresentam menores índices de obesidade e menor propensão a serem obesas quando adultos. Publicada em 2018, essa pesquisa foi realizada pelo projeto Jantar em Família, organizado pela Universidade de Harvard.
O hábito de realizar refeições em família respinga em todos os aspectos, até no político: para o crítico e ativista culinário Michael Pollan, autor do livro Cozido: A História Natural da Transformação, a refeição familiar é o berço da democracia. Ele pontua isso porque é durante esses momentos que as crianças aprendem a compartilhar, a esperar a sua vez e a argumentar sem brigar.
Tudo isso se mostra verdadeiro durante nosso dia a dia. A criança acaba repetindo os mesmos hábitos dos adultos e, quando nos sentamos à mesa e todo mundo se serve, a criança consegue ter respeito pela hierarquia familiar e noção de que ela está comendo uma salada, uma carne, um arroz, porque ela está concentrada naquele momento. Nós achamos muito importante que as crianças não fiquem fazendo as refeições longe da mesa, brincando em tablets ou assistindo à televisão, então a gente preza muito esse momento de sentar ao redor da mesa em todas as refeições.
O Enrico, nosso filho mais novo, tem três anos e já aprendeu isso. Ele fala “eu quero ‘papar’” e já senta na mesa. A criança aprende por espelho, portanto, faz parte da responsabilidade dos pais ensinar essa rotina da alimentação e isso se tornar um momento especial.
Receita saudável para cozinhar em família
Cuca de banana com farofa
Ingredientes – massa da cuca de banana:
- 1 ovo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de fermento biológico
- 8 bananas-prata cortadas em fatias
- 1 pitada de sal
Ingredientes – farofa da cuca:
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 3 a 4 colheres de sopa de manteiga
- Canela em pó
Modo de Preparo – massa da cuca de banana:
- Misture o ovo, o açúcar, a manteiga e o sal como se fosse uma gemada.
- acrescente a farinha, o fermento e o leite e mexa bastante para não empelotar.
- Unte uma fôrma e coloque a massa e por cima as fatias de banana.
Modo de Preparo – farofa da cuca:
- Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma farofa.
- Espalhe-a por cima das bananas dispostas sobre a massa.
- Deixe crescer por 30 minutos.
- leve ao forno por 40 minutos em temperatura média.
*Coluna originalmente publicada na edição #253 da revista TOPVIEW