SELF COMPORTAMENTO

Ano novo, vida nova: como cumprir as metas de 2024?

Especialistas explicam como é possível alcançar as resoluções de ano novo

Novos anos costuma chegar com novas resoluções: desde abandonar o que não faz bem até a criação de novos hábitos. Tudo pode entrar nessa conta. Fabiana Thiele Escudero, coordenadora de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e Alberto Gorayeb, psiquiatra e professor universitário, sugerem o melhor caminho para construir as metas de 2024 no papel e, principalmente, fazer com que os objetivos traçados sejam alcançados ao longo do ano.

A vida como um todo

Antes de propor as novas metas, a psicóloga Fabiana Escudero indica fazer uma análise de satisfação em todas as áreas da vida atualmente. Alberto Gorayeb também sugere olhar para o último ano e fazer um levantamento do que deu certo e deve ser mantido e do que deu errado e deve ser evitado.

Quanto mais específico, melhor

Se as metas funcionam como “mapas” para alcançar objetivos, quanto mais detalhadas elas forem, melhor. O psiquiatra adiciona mais um elemento importante a esse processo: a realida- de. “A gente costuma mirar no que está idealizado. Porém, há uma distância entre o meu desejo e o que é possível. É preciso olhar para o que é real e colocar o pé no chão”, explica.

Do papel para a realidade

“A forma mais objetiva de colocar uma meta em prática é assinar um compromisso com nós mesmos. A partir disso, entendemos que há dois caminhos necessários: o esforço e abrir mão de alguma coisa”, afirma o psiquiatra e professor Alberto Gorayeb. A psicóloga Fabiana Escudero complementa: “Mudanças e novos comportamentos não acontecem naturalmente. Eles dependem de muito esforço. É preciso colocar na agenda.”

Por isso, para a profissional, é necessário estabelecer prioridades. Além disso, colocar as metas (literalmente) no papel permite entender a dimensão de cada uma e acompanhar sua evolução.

Onde as metas acontecem

A roda da vida é um instrumento de autoconhecimento indicado pela psicóloga para fazer uma análise geral das áreas da vida. A ideia, ao preenchê-la, é dar uma nota para cada área e, a partir disso, estabelecer metas e elencar prioridades.

Planos em ação: como transformar metas em hábitos

Com experiência clínica e pesquisadora de temas relacionados ao desenvolvimento de hábitos e metas, Fabiana elenca quatro passos para fazer acontecer em 2024:

1. Comece com algo pequeno. A satisfação trazida por “missão cumprida” também impulsiona a busca por metas cada vez maiores.

2. Acompanhe e celebre as pequenas evoluções. Isso promove novamente a sensação de satisfação e possibilita ajustar o caminho.

3. Alie hábitos novos aos que já existem. “Se o objetivo for consumir mais frutas, por exemplo, inclua esse hábito junto com aquele café pela manhã que já é automático.”

4. Peça ajuda. Além do acompanhamento terapêutico, amigos e familiares podem fazer o papel de acompanhamento e incentivo.

*Matéria originalmente publicada na edição #284 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário