SELF

Combate do bem

Conheça organizações mundiais que atuam na erradicação da fome e da pobreza

Seguindo o mesmo objetivo social do Projeto Luz, mas em grande escala, diversas organizações mundiais atuam no combate à fome. Para a erradicação desse problema, é necessário lidar, paralelamente, com outro fator: a pobreza. Isso significa diminuir todo e qualquer tipo de desigualdade social.

Em 2015, líderes mundiais se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e criaram a Agenda 2030: um plano de ações e metas, para erradicar a pobreza e promover um mundo próspero, que abrange os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De acordo com a agenda de desenvolvimento sustentável global, o segundo objetivo – chamado Fome Zero e Agricultura Sustentável – pretende acabar com  todas as formas de fome e má nutrição até 2030, de modo a alcançar segurança alimentar e garantir acesso à alimentação, sobretudo de pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, durante todos os anos.

(Foto: divulgação)

Para ajudar a alcançar esses objetivos, organizações e projetos mundiais atuam lado a lado. Conheça três deles:

World Food Programme
O Programa Alimentar Mundial é a maior agência humanitária do mundo e a que mais trabalha para a redução da fome e da desnutrição. A WFP fornece, por ano, em média, alimentos para 90 milhões de pessoas em 80 países, incluindo milhões de crianças. O objetivo final  da instituição é eliminar a necessidade de ajuda alimentícia por meio da promoção da autossustentabilidade de povos e comunidades pobres.

Food and Agriculture Organization of the United Nations
A Organização das Nações Unidas para para a Alimentação e a Agricultura é uma das agências das Nações Unidas que lida diretamente com produção de alimentos, erradicação da fome e combate à pobreza. Um dos objetivos da FAO é garantir a disponibilidade universal de alimentos adequados ao consumo.

Food for Soul
Fundada em 2016 pelo italiano Massimo Bottura, a organização luta contra o desperdício e cria cozinhas comunitárias para transformar alimentos que seriam jogados fora em refeições para centros comunitários. Presente na Itália, na França, na Inglaterra e no Brasil, a Food for Soul está aumentando suas sedes pelo mundo e atraindo chefs, instituições públicas e privadas, fornecedores de comida e demais voluntários que queiram contribuir para a mudança social.

*Coluna originalmente publicada na edição #242 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário