Coluna Business, junho de 2017
Diferenciais como localização, acabamento e metragem definem um imóvel de alto padrão. Atualmente, o mercado imobiliário de luxo vem se destacando na capital paranaense, dando lugar a empreendimentos milionários. Apartamentos e casas em condomínios fechados chegam a custar até R$ 20 milhões.
Quando se fala em imóvel de alto padrão, não é apenas a metragem que vai determinar se ele é realmente um empreendimento de luxo, nem mesmo um imóvel de um milhão de reais pode ser considerado de alto padrão. Entretanto, se aliar localização, metragem e acabamento o imóvel torna-se diferenciado e vai atrair a atenção do cliente.
Este segmento vem aumentando na capital paranaense e a tendência é de que, no mínimo, mantenha os patamares atuais na produção imobiliária. Muitas construtoras e incorporadoras estão direcionando seus lançamentos para o segmento de luxo e superluxo. Hoje, são 14 construtoras com 23 empreendimentos, alguns já entregues, outros em obras, além dos recém-lançados.
Com a crescente valorização, os bairros mais nobres de Curitiba são os mais procurados para a construção desses edifícios. Entre eles, destacam-se Batel, Ecoville, Champagnat e Cabral. Já em bairros como Santo Inácio, Tingui, Santa Felicidade, Campo Comprido, Alphaville e Pineville, os dois últimos localizados na região metropolitana de Curitiba, estão concentrados os condomínios luxuosos de casas.
Segundo dados dos principais indicadores do mercado imobiliário no Paraná, o número de empreendimentos de alto padrão que estão em comercialização na capital é considerável e a procura pelos produtos diferenciados ganha força. Desde o ano passado, é possível notar uma recuperação da confiança dos investidores e compradores. O público que procura exclusividade dispõe de recursos, porém, espera o melhor momento para investir.
Esses produtos diferenciados não estão somente nos plantões de vendas das construtoras. Hoje, os curitibanos têm à disposição imobiliárias especializadas nesse segmento que trabalham em parceria com as construtoras, além de disponibilizar ao cliente um leque de opções com imóveis exclusivos, sejam eles novos ou usados.
O grande desafio nesse nicho é conseguir surpreender. O cliente busca exclusividade.
*Matéria publicada originalmente por Sonia Potrich na edição 200 da revista TOPVIEW.