Volunturismo na Amazônia? Saiba como viver esta experiência! - TOPVIEW

Volunturismo na Amazônia? Saiba como viver esta experiência!

A expedição Rio Solimões é a nova opção para quem busca fazer trabalho voluntário

363 0
Compartilhe

A Vivalá, maior operadora de volunturismo no Brasil – modalidade que alia turismo e voluntariado – anuncia a expansão de sua atuação na Amazônia e está em busca de volunturistas para a primeira expedição no Rio Solimões, que ocorre entre os dias 30 de abril e 3 de maio, durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho.

O roteiro da viagem acontece na comunidade ribeirinha Lago do Janauacá, localizada a duas horas de barco de Manaus, região de muita beleza natural que tem a pesca como principal atividade econômica. Pela vontade de desenvolver o turismo de base comunitária na comunidade, ribeirinhos e articuladores locais criaram, em conjunto com a Vivalá, a expedição de volunturismo para levar educação empreendedora aos moradores da região – e assim ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dos ribeirinhos para que recebam turistas, melhorem a economia local, tenham melhor qualidade de vida e mais possibilidades. 

Outras duas expedições estão previstas ainda para este ano, em setembro e novembro. A Vivalá trabalha sempre de forma contínua nas mesmas comunidades por no mínimo dois anos, para garantir um trabalho forte e com real impacto social para os beneficiários.

A nova expedição acontece graças à relação sustentável de mais de três anos com ribeirinhos da comunidade do Lago do Acajatuba, que por sua vez indicaram a comunidade de Janauacá para a aplicação do programa de volunturismo, engajados pelos importantes resultados que estão colhendo em sua vila por meio do trabalho em conjunto com a Vivalá.

Todos os serviços da expedição são fornecidos por moradores locais, de modo a desenvolver a economia da região e proporcionar um rico intercâmbio cultural pelo fato de deixar o mais horizontal possível a relação entre cliente e fornecedor. Cercado de atrações da fauna e da flora amazonense e dentro da maior floresta tropical do mundo, o Lago Janauacá tem grande potencial turístico e deve atingir seus objetivos de criar um turismo de base comunitária sustentável nos próximos anos.

Além do período destinado ao trabalho voluntário, a experiência de imersão na comunidade ribeirinha inclui as seguintes atividades: contato com a gastronomia amazonense e a sabedoria da fauna e flora local, visita a criadouro de peixes da região, observação noturna de estrelas, nascer do sol no Rio Solimões, trilha pela floresta amazônica, dinâmicas de autoconhecimento e muito tempo livre para curtir a natureza. 

A hospedagem será em redes dentro da embarcação da Vivalá, no melhor estilo amazonense, com toda a alimentação inclusa (café da manhã, almoço e jantar com pratos típicos amazonenses). A experiência também inclui todo transporte interno, guia de turismo, seguro viagem e todos os passeios programados.

Para mais informações sobre o roteiro, valores e serviços acesse o site.

In this article

Join the Conversation