Grifes em prol da saúde mundial
Diante da novidade negativa que impactou a saúde global deixando milhões de vidas para trás, marcas poderosas deram passos à frente em prol do combate ao coronavírus. Mais do que nunca, nesse momento tão delicado, compartilho uma de minhas reflexões: de nada adianta ser uma grife icônica sem ostentar o verdadeiro luxo, que é ajudar o próximo.
Confira três labels italianas que atuaram na fortificação de seu país em pesquisas e doações para o enfrentamento da pandemia.
Valentino
Além da doação significativa de milhões de euros para hospitais italianos, franceses e espanhóis, a marca transformou a campanha publicitária da coleção Women’s and Men’s Fall/Winter 2020-21 em uma ação beneficente. A “Valentino Empathy” reuniu celebridades convidadas que fizeram o photoshoot em suas próprias casas para a campanha e, em troca do cachê, fizeram doações para hospitais.
“Estamos sempre conectados – e não estou me referindo a Zoom, Skype ou Facetime. Estou falando de empatia: todos somos feitos de emoções”, disse Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, em carta aberta divulgada no Instagram.
Dolce & Gabbana
A grife comandada por Domenico Dolce e Stefano Gabbana financiou pesquisas científicas para o tratamento na luta contra o coronavírus, lideradas pela Universidade Humanitas – já apoiada em um programa de graduação em Medicina pela marca. Além da doação de uma porcentagem dos lucros com a venda das bolsas da linha Devotion, a Dolce & Gabbana também promoveu campanhas de crowdfunding e projetos como o DG Fatto in Casa, com oficinas online para artesãos e condições especiais para que seus colaboradores trabalhassem em casa, produzindo peças exclusivas, pensadas para os clientes fiéis da marca, usando técnicas manuais.
Prada
A maison italiana fez juz à união calorosa da população de seu país – um dos mais afetados durante o surto da pandemia: seis unidades de terapia intensiva foram doadas para hospitais em Milão. Além disso, a grife produziu, em sua própria fábrica, na região de Montone, 110 mil máscaras e 80 mil macacões médicos, destinados aos profissionais da área de saúde na região da Toscana.
*Coluna originalmente publicada na edição #243 da revista TOPVIEW.