SELF

EMOCIONANTE! Startup Empoderia transforma a vida de jovens

Startup Empoderia identifica potencialidades de jovens de baixa renda para gerar oportunidades e construir futuros alternativos

Foi após uma audiência judicial que o advogado Marcelo Teófilo, fundador da Empoderia, percebeu que muitos jovens poderiam ter mais do que uma vida estigmatizada pela violência.

Ali, o advogado especializado em direitos humanos se deparou com um jovem. Ele estava condenado a mais anos de prisão do que os anos que havia experimentado de liberdade. “Eu fiquei cinco minutos em silêncio e percebi que isso tinha mudado minha vida. Aí, pensei em um projeto de transformação social”, recorda Marcelo.

Esse foi o pontapé inicial para o advogado começar a desenvolver um método para identificar potencialidades, sonhos e talentos de jovens da periferia, a fim de transformá-los em empreendedores. O programa já atendeu cerca de 400 jovens infratores. Oficializado em fevereiro deste ano, agora atua em escolas públicas, focado em jovens de baixa renda, e leva o nome de Empoderia.

A Empoderia

A startup já selecionou quatro escolas da periferia de Curitiba para o programa, atuando com cerca de 40 jovens em cada uma, dispostos a se dedicar às tarefas e aos encontros do projeto. O método, chamado de DNA Social, visa desenhar modelos de negócio que possam gerar lucro para o jovem e sua família. A fim de lançar um olhar empreendedor sobre algo que, para eles, pode ser apenas um hobby.

Os jovens beneficiados pela Empoderia
Os jovens beneficiados pela Empoderia.

Um dos jovens formados, por exemplo, tinha habilidades para desenhar. Ao investigar seus sonhos e objetivos, foi possível desenvolver um modelo de negócio que se converteu em uma marca de camisetas com estampas desenhadas pelo jovem,  transformando talento em atividade remunerada.

Além da assessoria, os jovens contam com um ano de mentoria após finalizar o programa. Portanto, podem criar conexões com empresas do ramo. “O coração do nosso método tem como pilar proporcionar autoconhecimento e visão empreendedora a esses jovens”, explica Marcelo.

Caixa Q Transforma (vidas)

Apesar de não ser uma ONG, a Empoderia presta serviço gratuito, já que visa ao desenvolvimento social. Portanto para viabilizar os encontros e atividades com os jovens, a Empoderia criou a “Caixa Q Transforma (Vidas)”. Em suma, um kit de produtos orgânicos e artesanais – como geleias, bebidas, massas e queijos –, adquirido em formato de assinatura mensal.

O conjunto do método DNA Social e da Caixa levou a Empoderia a ser destaque em diversos programas de aceleração. Como por exemplo o do Founder Institute, e o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social Brasil 2018. Além de chamar a atenção de grandes empresas, já que causa impacto social em diversas frentes.

Empoderia
A Caixa Q Transforma Vidas pode ser adquirida por meio de assinatura mensal.

Assim como auxilia jovens de baixa renda a transformar seus talentos em oportunidade financeira, a Empoderia adquire os produtos da Caixa de pequenos produtores locais. Além disso, apoia uma ONG especializada em portadores de Síndrome de Down. O método, que hoje inclui encontros semanais, pode se tornar 100% digital e chegar a outras regiões. Tudo a fim de incluir mais jovens, por meio de um aplicativo.

Para Marcelo, que iniciou o projeto com investimento próprio, ver o número de assinaturas no site aumentar representa mais jovens recebendo oportunidades, empreendendo e gerando renda.

Conheça mais sobre o projeto em: empoderia.wixsite.com/home e instagram.com/ empoderia.

Matéria originalmente publicada na coluna da embaixadora de Boas Ações, Luciana Almeida, na edição 227 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário