SELF COMPORTAMENTO

Embaixadora de bem-estar: Bibba Pacheco, agosto de 2018

Você é o que você come

Ser saudável envolve uma combinação de fatores, tanto mentais quanto físicos. O alimento é a base física do nosso corpo e afeta todo o aspecto do nosso ser. Tudo o que você come influencia profundamente o seu modo de pensar, sentir e se comportar. Seu corpo físico foi primeiramente o ar que você respirou, a água que você bebeu e a comida que você ingeriu. Somos o que comemos. Ao escolher uma alimentação natural, você automaticamente sintoniza uma faixa diferente de energia, permitindo que mais informações sobre a sua verdadeira essência penetrem em sua mente consciente. Com uma dieta assim, o que você considera realidade certamente mudará.

Culturas clássicas voltadas ao progresso espiritual criaram filosofias refinadas de sistemas alimentares. Na Índia, há a Anna Yoga, a yoga dos alimentos. Eis alguns dos seus preceitos básicos:

– Na maioria das vezes, sabemos que o nosso estômago está cheio, mas, tentados pelo sabor – ou pela falta de consciência –, comemos demais.

– Coma alimentos leves, saudáveis, não adulterados, que sejam de fácil digestão. Abstenha-se ao máximo de comidas pesadas, muito gordurosas e condimentadas. Evite o excesso de bebidas estimulantes, como as alcoólicas, o chá e o café.

– Preocupe-se com as vibrações associadas à proveniência, à preparação e à ingestão de alimentos. Aqueles que se desenvolveram no caminho da purificação espiritual segundo as regras da yoga sabem que os alimentos só devem ser ingeridos quando a sua preparação for feita com amor e cuidado.

– A calma é o estado mental e emocional mais propício para uma boa alimentação. Existe um provérbio sufi que diz: “Se uma pessoa come com raiva, a comida vira veneno.”

– Finalmente, não se pode prescindir da bênção da comida antes de ingeri-la. Consagrar a comida, nem que seja por meio de um breve e silencioso pensamento de gratidão, significa oferecê-la conscientemente para a divindade que possibilitou a sua obtenção. O cristianismo conserva essa tradição ao preconizar orações de graças antes das refeições.

O seu corpo necessita de ar, água, sol, alimentos saudáveis, vitaminas, minerais e movimento para se desenvolver. A sua alma necessita de conexão, paz, amor, fluxo e alegria. A combinação de tudo isso é necessária para estar em saúde, equilíbrio e totalidade brilhantes. Enquanto seus pensamentos se voltam à saúde, ao bem-estar e à mudança positiva, lembre-se de aceitar, nutrir e apreciar todas as suas partes como necessárias para a saúde total.

Outra medida purificadora que você pode adotar é o consumo diário de suco verde todas as manhãs, como um ritual. Há anos, ele é o meu café da manhã. Sempre o bebo em jejum, diariamente, em qualquer lugar que eu esteja. Dele constam todas as vitaminas e todos os nutrientes que desintoxicam o corpo, liberando toxinas, aumentando a imunidade, promovendo a juventude, diminuindo a retenção de líquidos e melhorando a disposição, tanto física como mental, espiritual e sentimental. O meu suco verde contém: uma laranja, uma maçã, três folhas de couve, espinafre, 300 ml de água alcalina (PH acima de 7; pode ser do coco natural), bastante gengibre ralado e um pedacinho de banana para adoçar naturalmente. Essa é, literalmente, a receita da longevidade.

 

*Coluna originalmente publicada na edição 214 da revista TOPVIEW

 

Deixe um comentário