SELF COMPORTAMENTO

A solidariedade transforma vidas

É possível destinar, até 28 de dezembro, parte do Imposto de Renda em prol de instituições como o Hospital Pequeno Príncipe. Para fazer a boa ação, basta o contribuinte declarar pelo formulário completo

De uma maneira simples e prática, parte do Imposto de Renda – a pagar ou a restituir – pode fazer a diferença
em favor da saúde de crianças e adolescentes do Hospital Pequeno Príncipe. Essa, aliás, é uma boa dica
para deixar afl orar a solidariedade nas festas de fim de ano…

Até 28 de dezembro, pessoas físicas, que fazem a declaração por formulário completo, podem destinar até 6% do IR em benefício de organizações filantrópicas e outras iniciativas. A modalidade de doação também está disponível para pessoas jurídicas que declaram por lucro real. Nesse caso, o percentual é de 9%, sendo 1% destinado ao Fundo da Infância e Adolescência.

Essa possibilidade de contribuição, no entanto, ainda é desconhecida por boa parte dos contribuintes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), em 2016, apontou que apenas 2% do potencial de contribuição das pessoas físicas é efetivamente utilizado.

“Sabemos que há um potencial de pelo menos R$ 5 bilhões em imposto que não é doado. Esse valor transformaria milhares de vidas na saúde. O processo é simples e permite ao doador acompanhar como o recurso é utilizado. E, para nós, as doações pelo Imposto de Renda são de fundamental importância”, ressalta a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Atualmente, apenas 25% do orçamento do Pequeno Príncipe é proveniente do governo, sendo que o maior hospital pediátrico do Brasil destina cerca de 70% da sua capacidade de atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, a captação representou 17% da receita. “Sem os recursos captados, nós teríamos fechado com um prejuízo de R$ 25 milhões e não teríamos condições de oferecer a estrutura que temos e todo o processo de modernização em que estamos investindo”, complementa a diretora.

Para auxiliar possíveis doadores, a instituição desenvolveu um site e conta ainda com o apoio de personalidades
e empresários de destaque no cenário nacional, que se engajam na campanha.

Vidas transformadas
Por ano, o Hospital Pequeno Príncipe realiza mais de 300 mil atendimentos. O comprometimento de empresas e cidadãos ajuda a transformar vidas, como a do pequeno Jalisson Lian Duarte da Costa, de 6 anos, de Itapejara d’Oeste, cidade do interior do Paraná.

Jalisson apresentou um problema nos rins e foi transferido para tratamento de hemodiálise no Hospital – que é o único serviço pediátrico do estado na área. “Quando chegamos aqui, já me senti bem. É um hospital de criança, parece um lugar encantado. Depois de 3 anos e 9 meses fazendo hemodiálise, meu filho entrou na fila de transplante de rim e, aos 4 anos, fez o procedimento. Nós fizemos todo tratamento pelo SUS. Nunca gastei um centavo aqui, nem com os medicamentos, que são muito caros”, relata a mãe, Joice Duarte.

Deixe um comentário