SELF

Bariloche apresenta retomada de eventos esportivos

Com a expectativa para a liberação das fronteiras ainda neste ano, o maior palco de esportes ao ar livre da Argentina lança calendário para 2021 e 2022

São Carlos de Bariloche, na Argentina, é a cidade com a maior quantidade de atividades esportivas ao ar livre do país vizinho. Competições como maratonas, mountain bikes, trilhas, entre muitos outras, retornam a partir de dezembro, depois de uma longa suspensão nas programações por conta da pandemia.  

O que muitos não sabem sobre Bariloche é que a região não é apenas um destino de neve. Pelo contrário, a cidade tem uma programação intensa de atividades de lazer durante todo o ano, e é no verão que eles costumam receber os principais eventos esportivos, chegando reunir mais de 300 mil turistas durante os meses mais quentes.  

A novidade é que novas disputas foram inseridas em um completo cronograma, a exemplo do Bariloche 100, que consiste em uma longa e diferenciada corrida de montanha. Muitos dos eventos já estão com as inscrições abertas.  

A expectativa das empresas de turismo da cidade, entre hotéis, restaurantes e receptivos locais, é que até o início dessas atividades esportivas as fronteiras com o Brasil já estejam abertas para que os turistas internacionais possam participar dos eventos.  

Confira os encontros que já têm datas definidas: 

Desafio da Ruta 23 

Uma das atividades programadas para este ano é o Desafio da Ruta 23. A experiência proporciona a união da mountain bike com o ciclismo  e fará um percurso de mais de 650 quilômetros entre 1 e 4 dezembro. O trajeto começa na montanha e termina no mar. Os interessados podem participar individualmente ou em grupo. Há também as opções de percorrer o trajeto completo ou por etapas, nas modalidades de mountain bike e ciclismo de estrada. 

“O evento é uma espécie de desafio mental e físico a todos os competidores, mas, também oferece a oportunidade de alcançar um objetivo único: percorrer as majestosas paisagens da região, que são compostas por dez cidades e mais de 650 quilômetros de percurso da cordilheira ao mar”, destaca o diretor da Emprotur, Diego Piquin.   

Para saber mais sobre o evento, acesse o site DesaioRuta23.

 

Brut Run Ultramaratona da Montanha 

Ainda em 2021 está programada também a 6ª edição do Brut, uma ultramaratona de montanha, com distâncias de 10, 25, 50 e 70 quilômetros. O evento acontecerá em 6 de dezembro e os atletas participantes percorrerão trilhas e montanhas clássicas de Bariloche, capital nacional do turismo de aventura. 

O Brut é certificado pela International Trail Running Association (ITRA) e adentrou ao mundo dos eventos internacionais com elevados padrões de organização, além de posicionar a cidade como um dos principais destinos para a prática do esporte. 

Por meio de trilhas e abertura de caminhos, o trajeto conecta alguns dos ícones geográficos e culturais mais destacados da cidade, como o Centro Cívico, o lago Nahuel Huapi, o refúgio Berghoff, o Cerro Otto, a ilha Huemul, a gruta de Nossa Senhora das Neves, a Casa de Pedra, o lago Moreno e o Cerro Catedral.  

Para mais informações, acesse o site Brut.ru.

 

Red Bull Pump Track Challenge 

Já no ano que vem, o calendário de eventos esportivos é iniciado em 6 de fevereiro, com a corrida do Red Bull Pump Track Challenge. O vencedor da disputa classifica-se para o Campeonato mundial.  

Um dos destaques da competição é o fato de a pista ficar sobre o lago Nahuel Huapi e contar com o apoio de uma das marcas mais prestigiosas da Argentina e da América do Sul, a Velosotions. São 650 m² de estrutura moderna para todos os níveis de habilidade dos ciclistas. 

Para o evento, um rígido protocolo de segurança e higiene será aplicado para garantir as condições sanitárias ideais a todos os participantes. O evento é patrocinado pela Red Bull Internacional e conta com a colaboração da Red Bull Argentina e Velosolution. 

Para mais informações, acesse o site da RedBull.

 

Open Shimano Catedral 

O Open Shimano, campeonato de downhill mais importante da América do Sul, está programado para 19 de fevereiro. O evento conta com 14 anos de história, além da constante presença de campeões pan-americanos em cada fase da competição. Outro destaque é o fato de o perfil oficial da competição ter mais de 150 mil seguidores nas redes sociais e mais de 400 mil visualizações dos vídeos oficiais das disputas. Em 2022, o evento terá três fases, que devem ocorrer na Argentina, Equador e Chile.  

“Com 14 anos consecutivos de realização do evento, o Open Shimano segue surpreendendo e a organização pretende novamente fazer brilhar o circuito no Cerro Catedral. Os atletas se encontrarão em uma pista que atravessa bosques e caminhos, exigindo esforço físico de cada um, mas, também uma vista maravilhosa das paisagens da região”, afirma o diretor da Emprotur.  

Para mais informações, acesse o site Openshimano.

 

4 Refúgios 

A clássica corrida em trilha de Bariloche, conhecida como 4 Refúgios, estará de volta também no ano que vem, entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Os arredores da competição tornam o evento único, já que o percurso atravessa bosques, matas, cumes e picos de montanhas com vistas incomparáveis.  

Os locais contemplados pelo trajeto são Refúgios Frey, Refúgio San Martin, Refúgio Manfredo Segre (Lagoa Negra) e Refúgio López, onde é possível também observar o campeonato. A organização do da competição fica sob responsabilidade do Clube Andino Bariloche e da estrutura da Comissão de Socorro, que levaram o evento a comemorar 14 anos de trajetória. 

O trajeto se subdivide em 5 distâncias: 4R non Stop, 4R Clássica, 3R, 2R, 1R e, também, a integração infantil 4R. 

Para mais informações, acesse Carrera4refugios

 

El Paso Austral – Ultra Trilha 

El Paso Austral é uma das novas propostas para os amantes de percursos de grandes distâncias. A competição acontece entre 11 e 12 de março, com circuitos de 120, 70 e 50 quilômetros. A particularidade da corrida é que a distância máxima une San Carlos de Bariloche com o oceano Pacífico, no Chile. As largadas acontecem no Cerro Catedral e na Pampa Linda. A disputa de 120 quilômetros passa pelo Refúgio San Martín, o vale Pampa Linda, o Paso Internacional Vuriloche e termina no mirante do Fiordo de Reloncaví.  

Por se tratar de uma corrida que cruza a cordilheira e termina nas proximidades do mar, o trajeto apresenta mais descidas do que subidas. As trilhas de caminhadas encontram-se imersas em bosques, que podem ser transitados facilmente. O tempo máximo que os atletas precisam levar para completar a prova é 28 horas. 

Para mais informações, acesse o site Elpasoaustral.

 

Bariloche 100 

A Bariloche 100 também é novidade para o período pós pandemia. A corrida de montanha é uma atividade que cada vez ganha mais adeptos, principalmente com a possibilidade de desfrutar de paisagens inesquecíveis, passando por montanhas, vales, lagos, rios e córregos. A primeira edição de Bariloche 100 tem programação para os dias 18, 19 e 20 de março de 2022. Na ocasião, haverá um circuito de 100 quilômetros, assim como distâncias de 75 e 50 quilômetros para aqueles que desejam desfrutar da grande trilha. Haverá também disponíveis percursos de 25 e 12 quilômetros para os atletas que não possuem tanta experiência e requerem distâncias menores. O ponto de chegada para todas as corridas será no Centro Cívico.  

As inscrições serão abertas em breve e os detalhes dos circuitos serão anunciados.  

Para mais informações, acesse o site Bariloche100

Deixe um comentário