Artigo: opções diferentes e saborosas para substituir o leite industrializado

Artigo: 3 opções diferentes e saborosas para substituir o leite industrializado JÁ!

O artigo é da médica especializada em Nutrologia, Renata Domingues

Compartilhe
leites para substituir o leite industrializado

Essencial para a saúde dos ossos e dos dentes, o leite de vaca é uma das melhores fontes de cálcio. Sendo especialmente necessário na infância e adolescência, mas importante até a terceira idade. Porém, para pessoas veganas, que possuem intolerância à lactose ou mesmo que procuram por uma opção menos calórica para substituir o leite industrializado, os leites vegetais são boas opções.

Para ajudar na hora de decidir qual o leite vegetal ideal para você, aponto os mais conhecidos e os benefícios de cada um deles. Confira:

Leite de inhame

É rico em vitaminas B6, C, ferro, cálcio, potássio e magnésio. O consumo regular do leite de inhame potencializa a atuação do sistema imunológico. E, melhora a qualidade do sangue. Tudo isso auxilia na prevenção de infecções e inflamações. Além de ajudar na eliminação das toxinas do sangue através da pele, dos rins e do intestino, já que possui propriedades depurativas e desintoxicantes. Devido aos nutrientes bioativos presentes no tubérculo, o leite de inhame ainda possui outros benefícios. Como o fortalecimento dos ossos e o equilíbrio dos níveis de progesterona, auxiliando assim nos sintomas da TPM. Por ser rico em amido e fibras e com baixo índice glicêmico, o leite é ainda uma ótima fonte de energia. Controlando os níveis de açúcar no sangue, além de facilitar a digestão.

Para saber mais: os prós e contras de consumir leites vegetais

Leite de castanha de caju

Repleto de vitaminas e minerais, o leite de castanha de caju ajuda a fortalecer os ossos, blindar o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento. Além disso, protege a visão, pois é rico em cálcio, antioxidantes e vitaminas A, D, E e do complexo B. Com apenas 25 calorias por copo, este leite ainda contém alto teor de Ômega-3, 6 e 9. Nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Além disso, o leite é fonte de nutrientes como o fósforo, que previne a osteoporose, e o potássio, importante para a saúde do sistema cardiovascular.

Leite de semente de girassol

Rico em gordura saudável, o leite de semente de girassol é uma excelente fonte de nutrição, pois as sementes de girassol são carregadas de nutrientes, como fibras, proteínas e ácidos graxos essenciais. E também de vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio, manganês e selênio. Com grande quantidade de vitamina E e de triptofano, o leite de semente de girassol proporciona benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios e pode ajudar a tratar a depressão e a ansiedade, já que melhora as atividades cerebrais. Ótima fonte de energia, as sementes de girassol também foram ligadas à redução do colesterol, da pressão arterial e do açúcar no sangue, promovendo assim a saúde do sistema cardiovascular.

 

In this article

Join the Conversation