Aromaterapia: como usar os óleos essenciais?
Os óleos essenciais e a aromaterapia se popularizaram nos últimos anos, com a chegada de marcas e produtos no mercado. Mas, junto com eles, a dúvida sobre as funções de cada ativo. A ideia é que, a partir das partículas liberadas pelos elementos, diferentes partes do corpo sejam estimuladas e sintomas como ansiedade ou dores sejam aliviados.
LEIA TAMBÉM: Como cuidar da pele no frio e no calor?
É importante lembrar que a aromaterapia não substitui o tratamento médico ou medicamentos receitados, funciona como uma terapia complementar. Para utilizar os óleos, pode-se aplicá-los na pele, misturar com cremes ou colocar gotinhas em difusores.
Ansiedade
Ao serem inalados, alguns elementos dos óleos essenciais estimulam a produção de serotonina, dopamina e outros neurotransmissores que são responsáveis pelo relaxamento. Os mais comuns são:
- Erva-cidreira;
- Jasmim;
- Lavanda;
- Manjericão;
- Sândalo.
Respiração
Para controlar os efeitos de gripe, resfriados e alergias respiratórias, alguns óleos podem ajudar, ainda mais se forem inalados e forma de vapor.
- eucalipto;
- hortelã-pimenta.
- sândalo.
Insônia
Parte do ritual de higiene do sono pode ser complementada com óleos essenciais que ajudam a acalmar a mente e relaxar o corpo.
- cedro;
- lavanda;
- manjerona;
- sândalo.
Pele
Para acalmar irritações ou sintomas de infecções ou alergias de pele, os óleos essenciais que podem ser utilizados são:
- citronela;
- eucalipto;
- melaleuca.