SELF

Aprenda a fazer uma camiseta tie-dye usando vegetais (sim! É isso mesmo!)

A designer Hillary Taymour ensina a fazer Tie-dye de um jeito bem simples e sustentável

A moda durante a pandemia foi o tie-dye e provavelmente você se deparou com muita gente fazendo em casa de várias maneiras. A designer Hillary Taymour por trás da coleção Collina Strada, usa a técnica do tie-dye desde 2018 em suas peças, mas ela resolveu ensinar a fazê-la de uma maneira bem diferente e super sustentável.

Para essa receita cheia de cor e vegetais você vai precisar:

  • Camiseta branca
  • 3 beterrabas
  • ⅓ xícara de açafrão
  • um pouco de vinagre branco (pode ser o de maçã também)
  • 2 panelas e 2 bacias grandes
  • 2 elásticos de dinheiro
  • uma colher

Fazendo a tinta

Prepare dois potes de água fervente. Corte a beterraba e coloque em uma panela, permitindo que elas fervam por uma hora. Adicione um pouco de vinagre (isso ajudará seu pigmento de corante). Coloque o açafrão na segunda panela e ferva por oito minutos. Quando ambos os corantes estiverem prontos, despeje-os em duas bacias grandes.

Dobre a camiseta

Coloque a camisa em uma superfície plana. Dobre o tecido entre o pescoço e a costura do ombro da camiseta. Arraste-o cuidadosamente para o meio da camisa, criando uma dobra vertical para baixo da linha central da camisa. Dobre a manga para dentro, também, alinhando sua borda com a extremidade mais distante da dobra que você acabou de fazer. Repita do outro lado da camisa. Você deve ter uma longa coluna. Pegue a camisa e dobre-a cuidadosamente verticalmente pela linha central, para fora ou para longe de você. (Você está dobrando uma das metades longas atrás da outra, tornando sua coluna mais fina pela metade.) Coloque a coluna plana, e imagine que foi horizontalmente quebrado em quatro pedaços. Continue alternando dobras até que a camisa pareça um retângulo grosso.

Amarre a sua camiseta

Com o retângulo vertical, enrole dois elásticos ao redor da camisa horizontalmente para que a camisa seja dividida em três segmentos.

Chegou a hora de tingir

Usando uma colher, comece a jogar o corante de açafrão no centro da camisa. Deixe as bordas brancas. Certifique-se de que o corante sature todas as camadas, colocando o açafrão entre cada dobra. Agora pegue a camiseta e mergulhe as bordas brancas no corante de beterraba, conte até 15 segundos, e repita em todos os quatro lados. Sua camiseta deve ter um retângulo com o centro amarelo e uma moldura rosa.

Deixe secar por 10 minutos

Abra a camiseta e coloque ela em algo plano para secar durante a noite. (Não toque!) Estará pronto para você usar na manhã seguinte.


(via: The New York Times)
(Colaboração: Maria Luiza Schultz)

Deixe um comentário