ALIMENTO DO BEM: Grupo RIC realiza campanha de doação de alimentos; saiba como ajudar - TOPVIEW

ALIMENTO DO BEM: Grupo RIC realiza campanha de doação de alimentos; saiba como ajudar

Ação é feita em apoio à Campanha Estadual do Mesa Brasil do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

Compartilhe

O Grupo RIC, em apoio à Mesa Brasil do Fecomércio e Sesc Paraná, está realizando a ação Alimento do Bem para arrecadar alimentos não perecíveis para doação. Qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar levando suas doações até uma unidade do Sesc PR de sua cidade ou nas unidades do Senac PR em Castro, Irati, Prudentópolis e São Mateus do Sul. Consulte os locais no site do Sesc Paraná.

O programa Mesa Brasil é um projeto de segurança alimentar e nutricional que tem como objetivo distribuir alimentos às instituições sociais que realizam atendimento às pessoas em vulnerabilidade social e nutricional. Para que as instituições recebam estes alimentos devem atender critérios estabelecidos pelo Sesc, como por exemplo, estar legalmente constituída (CNPJ, Estatuto Social, Ata da última Eleição, Registro no Conselho de Assistência Social, Saúde, Educação, ou em outros Conselhos de Políticas Públicas e Alvará Sanitário), além de outros Conselhos de Políticas Públicas e Alvará Sanitário, prestar atendimento gratuito, atender sem distinção de credo, etnia ou religião, não agregar a ação a qualquer prática religiosa ou credo; não ter vínculo político ou partidário.

A equipe de trabalho do Programa conta com nutricionistas e assistentes sociais, que realizam o monitoramento das ações realizadas pelas instituições, garantindo que o alimento tenha a destinação adequada.

No Paraná o Mesa Brasil Sesc conta com sete sedes (Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Londrina, Guarapuava, Campo Mourão e Maringá), dispostas  para suprir as necessidades logísticas abrangendo o atendimento à 79 municípios. Além das sedes adequadas com área de armazenamento, dispõe de uma frota de 15 veículos, sendo quatro caminhões e 11 vans, todos refrigerados, para garantir a conservação dos alimentos.

De janeiro até o dia 29 de outubro, o Programa Mesa Brasil arrecadou 2.101.415 kg de produtos – sendo 616.104 kg provenientes da Campanha Estadual do Mesa Brasil, além de mais de 18 mil unidades de itens diversos, uma iniciativa criada em abril deste ano pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com veículos de comunicação do estado, para minimizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Tanto o programa de forma sistemática como a campanha já atendeu a 723 instituições sociais cadastradas, beneficiando 233.332 pessoas em todo o estado.

Sobre a rastreabilidade das doações

O Mesa Brasil Sesc Paraná foi pioneiro no sistema de rastreabilidade das doações, que permite que empresas doadoras consultem quais instituições foram beneficiadas com a quantidade de doações cedida. Assim que a empresa doadora é cadastrada no Programa recebe um login para acesso ao Sistema de Rastreabilidade, com todas as informações referentes à destinação.

Transparência e credibilidade das ações

 O processo da doação à cessão, cadastro das instituições sociais, prestação de contas aos parceiros doadores e todos os registros dos processos (físicos e digitais) são constantemente auditados, o que proporciona transparência e credibilidade nas ações.

Para mais informações sobre a atuação do programa no Paraná, clique aqui.

In this article

Join the Conversation