SELF

A pesquisa que se tornou missão

Jovem e determinada, a embaixadora de sustentabilidade da TOPVIEW chega para trazer uma nova leitura sobre questões ligadas ao meio ambiente

Decidida a transformar a sustentabilidade em algo único, Carol Vosgerau Gusi já aplica diversas iniciativas sustentáveis em sua casa, incentivada por Rosana, sua mãe. “Nós temos placas solares, fazemos gestão de resíduos e reaproveitamento da água, estamos instalando abelhas sem ferrão [estrutura pela qual esses insetos são abrigados e podem fazer a polinização no local] e, sempre que possível, tentamos consumir alimentos orgânicos que não utilizem embalagens plásticas. É supercompleto. É uma casa-projeto”, pontua.

Aos 23 anos, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestranda em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (UP), Gusi conta que não havia tido muito contato com o Direito Ambiental até cursar uma disciplina eletiva sobre o tema durante a graduação. “Esse contato foi muito importante: acabou me inspirando muito a pesquisar o assunto. Durante o meu trabalho de conclusão de curso, o professor doutor Vladimir Passos de Freitas, referência na área, foi o meu orientador. Fizemos uma pesquisa bem grande dentro das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)”, relata. Agora, ela pretende desenvolver uma reserva particular na fazenda da família, localizada em Palmeira (PR), na região dos Campos Gerais do estado.

“Gostaria de transmitir para as pessoas o que tem de novidade para que não fiquemos com aquela ideia de meio ambiente muito tradicional enraizada na cabeça (…)”

Segundo ela, seu primeiro projeto pessoal envolvendo o meio ambiente foi sua festa de formatura, realizada em 2019. Na ocasião, ela optou por bebidas alcoólicas orgânicas, latas de vidro, sistema de compostagem do lixo, canudos compostáveis e material orgânico dispensável para a decoração. Além disso, as flores utilizadas como ornamentos foram replantadas na propriedade da família, no interior do Paraná, e os convites, feitos de papel reciclado, continham uma tag com papel-semente.

A partir dessa iniciativa, Carol criou uma conta no Instagram para disseminar conteúdos sobre desenvolvimento sustentável – que também serviu para engajar as centenas de convidados da festa a promoverem ações sustentáveis –, chamada @cvgambiental. Agora, Carol Gusi assume a embaixada de sustentabilidade da TOPVIEW com a missão de desmistificar alguns conceitos tradicionais e trazer inovações ligadas ao tema. “Gostaria de transmitir para as pessoas o que há de novidade para que não fiquemos com aquela ideia de meio ambiente muito tradicional enraizada na cabeça, de algo que retarda o progresso ou que pode atrapalhar o seu estilo de vida. Eu acho que temos que ver isso como algo muito futurista”, sentencia.

(Foto: Arquivo pessoal)

*Coluna originalmente publicada na edição #239 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário