A hipnoterapia no tratamento de compulsão alimentar - TOPVIEW

A hipnoterapia no tratamento de compulsão alimentar

Acesse a mente subconsciente e entenda a raiz dos problemas

Compartilhe

A hipnoterapia tem ganhado cada vez mais espaço como forma de tratamento para questões físicas e psíquicas. Para explicar melhor, é a terapia feita sob hipnose, que configura um estado em que o indivíduo consegue acessar a mente subconsciente para identificar o real motivo dos sintomas apresentados, sem que o crítico da mente consciente interfira. A hipnoterapia demonstra grande efetividade por descobrir a causa dos problemas, como é o caso do transtorno de compulsão alimentar (TCA), um transtorno comumente presente em pessoas com sobrepeso e obesidade que já passaram por vários profissionais e não obtiveram sucesso na redução de peso.

Episódios recorrentes de comer grandes quantidades de comida mesmo sem fome, comer mais rápido do que o normal, até se sentir desconfortavelmente cheio, comer sozinho por vergonha e sentimentos de tristeza e culpa, são sinais característicos do TCA.  Dietas restritivas e descontrole emocional são “gatilhos” que disparam a compulsão. O TCA é frequentemente associado à depressão, baixa autoestima e piora na qualidade de vida.

A dificuldade de controle alimentar gera com frequência sentimentos de raiva, frustração, culpa e o paciente acaba sendo rotulado como alguém fracassado, sem força de vontade, preguiçoso, reforçando o estigma da obesidade. Saber que a obesidade pode ser consequência do TCA é fundamental para o sucesso do tratamento e para a quebra do estigma e sensação de fracasso, tanto por parte do paciente, quanto do profissional que faz seu acompanhamento.

A causa é multifatorial, podendo envolver fatores genéticos, neuroquímicos, psíquicos e socioculturais. Necessita de um diagnóstico médico (endocrinologista seria o profissional mais indicado) para descartar a existência de possíveis doenças associadas, assim como uma equipe multidisciplinar para o tratamento, composta por, psiquiatra, nutricionista, terapeutas e professor de educação física.

A hipnoterapia surge então como uma excelente opção de tratamento por permitir o acesso aos motivos emocionais pelo qual o paciente apresenta tal comportamento e assim poder ressignificá-lo. O tratamento feito com a hipnose possibilita a mudança de padrões de comportamentos e sentimentos, e permite novo aprendizado, auxiliando o paciente a identificar emoções, o que o ajuda a lidar com elas de outras maneiras que não recorrendo à comida. Além disso, pode utilizar técnicas para auxiliar no emagrecimento, como instalar âncoras para ativar a saciedade e o balão intragástrico imaginário.

*Escrito por Thomaz Barcellos, hipnoterapeuta formado pelo maior instituto de hipnose do mundo (OMNI) e pós-graduando em medicina chinesa e acupuntura pela ABACO.

In this article

Join the Conversation