A felicidade de transformar
Médico, mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná, Cezar Augusto Sarraff Berger se dedica há duas décadas à arte de melhorar a autoestima das pessoas. Apesar de lidar com pinças, luvas e instrumentos cirúrgicos, sua responsabilidade – e meta – é bem mais abstrata: auxiliar seus pacientes a serem mais felizes.
Cezar (ele prefere sem o “doutor”), é um otimista por natureza. Transparente em seus processos e sempre auxiliando as pessoas a encontrarem a melhor versão de si mesmas, o médico não somente exerce a Medicina como, também, leva propósito e bem-estar por onde passa. Conheça mais sobre o homem que assume a embaixada de Medicina da TOPVIEW!
Como você enxerga seu trabalho e seu propósito com a rinoplastia?
A rinoplastia é um procedimento. Ela só vai agregar valor ao paciente se a gente conseguir transformar algo que o incomoda, trazendo uma forma mais leve de ele se olhar, se perceber. Assim, conseguimos aumentar a confiança e a autoestima do paciente, proporcionando mais felicidade ao dia a dia dele. Meu propósito é justamente esse, sempre procurando olhar o nariz não como um simples órgão, mas, sim, em um contexto maior, sendo parte da face.
Quando você descobriu que queria ser médico?
Nunca tive vontade de ser médico até entrar na universidade! Eu vim de uma educação muito rígida, em que o importante era ter uma formação técnica, e entrei no curso de Medicina acompanhando uma questão familiar. Mas, aos poucos, fui me descobrindo dentro do curso. Hoje, vejo que foi a melhor escolha que fiz na minha vida, pois a Medicina potencializa qualidades, virtudes e valores que ajudam a contribuir para a sociedade. Além disso, é uma área muito ampla de atuação, em que você tem a oportunidade de estar o tempo todo em contato com as pessoas.
Algo que você ama fazer quando não está no consultório.
3 coisas, nesta ordem: estar com a minha família, ler e viajar.
Uma coisa sobre você que ninguém imagina.
Pergunta difícil… sou muito transparente! Mas muita gente não imagina que gosto de inovação, tecnologia e empreendedorismo, dentro e fora da área de saúde. Também invisto em startups.
De que forma a rinoplastia pode auxiliar na saúde e na autoestima das pessoas?
Eu não tenho dúvidas de que, quando se aperfeiçoa algo que te incomoda, isso melhora sua autoestima. E, consequentemente, melhora seus relacionamentos, sua confiança e o seu posicionamento pessoal e profissional. Quando se fala em saúde e qualidade de vida, de uma forma mais ampla, a rinoplastia consegue obter uma melhora por meio da felicidade. Libera-se dopamina e serotonina, melhorando o humor no dia a dia.
3 características que o definem como médico e pessoa.
Sou uma pessoa muito otimista, resiliente – creio que conseguimos ser cada dia mais fortes, tolerantes e conscientes das nossas atitudes por meio de experiências anteriores – e transparente.
Quais são as expectativas com a sua embaixada na TOPVIEW?
Meus dois grandes objetivos são: realizar um posicionamento de forma ética, explorando a Medicina para a sociedade e fazer com que os leitores tenham acesso a informações da área de forma simples e acessível.
Você pode dar um pequeno spoiler do que vem por aí na sua coluna?
Muitas dicas, sugestões e cuidados para conscientizar e estabelecer uma conversa com nossos leitores!
Livros que o Dr. Cezar indica para começar o ano
Good to Great
James C. Collins
A incrível viagem de Shackleton
Alfred Lansing
O poder do hábito
Charles Duhigg
*Matéria originalmente publicada na edição #257 da revista TOPVIEW.