SELF

6 nutrientes que não podem faltar na alimentação do seu filho

O Ferro e o cálcio são essenciais, mas não os únicos. Conheça outros nutrientes que não podem faltar no cardápio infantil

Os minerais e as vitaminas são fundamentais para a alimentação infantil, já que cada um deles desempenha diversas funções essenciais e específicas para a manutenção do organismo que vão impactar no crescimento e desenvolvimento físico, motor, neurológico e cognitivo.

Devido à rápida velocidade do crescimento e desenvolvimento das crianças, cada faixa etária apresenta uma demanda nutricional específica, e a deficiência ou excesso de nutrientes podem prejudicar a saúde dos pequenos e acarretar problemas que vão acompanhá-los ao longo da vida. Por isso é fundamental incentivar o consumo e oferecer, diariamente, alimentos variados e coloridos, principalmente de origem vegetal como frutas, verduras, cereais e leguminosas, para garantir todos os nutrientes e suprir as necessidades diárias. Pais e responsáveis devem ter atenção especial às doses de cálcio, ferro, zinco, vitamina A e D, pois elas devem estar presentes em quantidades adequadas, aparecendo diariamente no cardápio das crianças. 

Cálcio

É um mineral importante para o crescimento, manutenção dos dentes e ossos, transporte de nutrientes nas células, regulação da função muscular cardíaca, ativação e liberação de enzimas. A ingestão adequada desse mineral, acompanhada da vitamina D, durante a infância é fundamental para o desenvolvimento adequado dos ossos e dentes, crescimento da criança e contribui para a redução do risco de fraturas e osteoporose na idade adulta e na terceira idade.

Ferro

Fundamental para o organismo em todas as fases da vida, sendo responsável pelo transporte de oxigênio para os órgãos, além de prevenir anemia e ajudar a manter o sistema imunológico longe de doenças. O ferro também é primordial para o sistema nervoso central, pois participa da síntese de neurotransmissores, principalmente durante as fases críticas do desenvolvimento cerebral no que se refere à velocidade de processamento de informações, memória e aprendizado.

Zinco

Pouco falado, mas indispensável para o organismo, principalmente durante os primeiros anos da criança, já que é essencial para a manutenção da saúde. Esse nutriente também auxilia na absorção de vitamina A, importante para o crescimento adequado e atuando diretamente na saúde dos olhos. A sua deficiência na infância e na adolescência compromete o crescimento adequado e o sistema neuromotor, além de reduzir a função do sistema imunológico e provocar alterações de paladar.

Proteínas

Contribui para o crescimento de ossos, músculos e tecidos, ajuda na produção de anticorpos e na síntese de enzimas, entre elas, as digestivas. A proteína é matéria-prima para a produção de anticorpos, hormônios e enzimas que protegem, regulam e ativam o organismo. 

Gorduras boas

As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são tão importantes para o crescimento infantil quando pensamos nas quantidades necessárias e indispensáveis de carboidratos e proteínas. Elas contribuem para controlar os níveis de colesterol ruim, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas e de circulação. São essenciais para a constituição e saúde do sistema nervoso. É importante comentar que nem todo tipo de gordura é considerada saudável, a gordura saturada, muito presente em alimentos de origem animal e ultraprocessados como salgadinhos e doces, deve ser controlada, pois seu excesso é extremamente prejudicial à saúde promovendo o aumento do colesterol “ruim” (LDL) e aumentando os riscos de doenças cardiovasculares no futuro.  

Fibras

Regula o intestino, auxilia na saciedade e contribui para a manutenção do sistema imunológico. As fibras também ajudam no controle de diabetes e diminuem os índices do colesterol LDL, considerado ruim para a saúde quando está elevado. 

Bebida nutritiva e vegetal

A bebida Mini lançada recentemente pela A Tal da Castanha traz nutrientes essenciais para o desenvolvimento das crianças, além de saborosa é composta por ingredientes naturais e orgânicos. Um copo de 200ml apresenta 150 mg de cálcio que irão complementar a alimentação auxiliando na garantia das metas diárias para manter o organismo infantil saudável.

Além da presença do mineral, o produto apresenta até 60% menos açúcares quando comparado às principais bebidas do mercado. O açúcar utilizado é demerara orgânico, ao invés do refinado para que os pequenos não tenham o paladar comprometido durante a infância

A linha de produtos está disponível no e-commerce da marca por R$ 4,99 nos sabores de ChocolateMorangoBaunilha Maçã & Banana. 

Deixe um comentário